Não é novidade que o Brasil tem um dos trânsitos mais perigosos do mundo, e nesta realidade, os jovens entre 18 a 25 são os que estão mais envolvidos nos acidentes graves e fatais. Para atingir esse público, agentes de trânsito abordaram os universitários da Faculdade Católica do Tocantins, durante um adesivaço na manhã desta quarta-feira, 03.

maio-amarelo

A abordagem ressaltou o Movimento Mundial do Maio Amarelo, aderido pela Prefeitura de Palmas, e que vem para chamar a atenção da sociedade para promover boas condutas no trânsito. “Essa ação na faculdade é para conseguirmos atingir o público que abrange o maior fator de risco, como motociclista, associação de direção e álcool, falta de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e jovens entre 18 e 25 anos, que mais sofrem acidentes graves e fatais”, lembrou o agente de trânsito Josimar Pereira.

 

A universitária Thais Dias Oliveira, que cursa o 2º período do curso de Direito, diz que sua maior preocupação vivenciada no trânsito é a saída após as festas com os amigos. “Alguns insistem em beber e dirigir e depois têm que levar cada amigo em suas casas. Sei que corremos riscos”.

 

Mesmo ainda não sendo condutora, Thais conta que a faixa de pedestre é outra preocupação. “Não dirijo, mas sou pedestre e sempre que preciso atravessar a faixa de pedestre, sinalizo e espero o carro parar, pois tenho medo porque muitos condutores não respeitam a faixa”, relata a universitária.

 

Para a graduanda do 7º período de Direito, Izabella Albuquerque, a falta de direção defensiva é a causa de muitos acidentes de trânsito. “Se os motoristas mantivessem uma velocidade controlada evitariam acidentes, e o uso do celular ao volante é outro fator”, destacou a condutora, que já tem dois anos de habilitação, e diz que jamais utiliza o celular enquanto dirige.

 

Maio Amarelo

A Prefeitura de Palmas aderiu ao Movimento Maio Amarelo pelo 4º ano consecutivo, por entender que é urgente a necessidade de conscientização para um trânsito seguro. Durante todo o mês de Maio, os agentes de trânsito farão ações pela cidade, nas ruas, entidades, órgão públicos, a fim de orientar, conscientizar e chamar a atenção de que segurança viária é responsabilidade de todos.