Com o objetivo de combate e inibir qualquer ato de violência dentro e fora do ambiente escolar e também esclarecer e tranquilizar toda a comunidade escolar de Palmas a respeito das propagação de notícias que envolvem esse tipo de conteúdo, a Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), deu início a uma série de visitas a unidades escolares da Capital.
Conforme explica a delegada da DPCA, Danyelle Toigo, as ações estão sendo realizadas em um esforço conjunto com as demais forças de segurança e consiste em orientar diretores e equipe pedagógica das unidades escolares referente às medidas de segurança que estão sendo adotadas no sentido de orientar a todos sobre os recentes episódios que têm sido propagados a nível nacional.
“Trata-se de medidas de grande valia que estão sendo adotadas visando o monitoramento, sobretudo, por meio de aplicativos de conversas de potenciais atos de violência que estariam sendo planejados contra unidades escolares”, a delegada também destaca que as equipes da DPCA têm conversando com estudantes, no sentido de passar tranquilidade e orientação aos mesmos sobre como agir para se proteger e denunciar potenciais ameaças.
Até o presente momento, 15 escolas da Capital já foram visitadas. “É um trabalho de conscientização que é de extrema importância, pois visa proteger o bem maior que é a vida das crianças e adolescentes. Desse modo, em virtude do panorama que se apresenta, à Polícia Civil solicita a todos que não compartilhem áudios ou vídeos com supostas ameaças, uma vez que a divulgação desse tipo de material em nada contribui para a segurança e proteção de todos”, finaliza a autoridade policial.