A BRK Ambiental, concessionária responsável pelo abastecimento de Luzimangues, distrito de Porto Nacional, realizará, entre os dias 26 e 30 de julho, uma ação de educação ambiental para reforçar a importância do consumo consciente de água e da regularização cadastral dos moradores. A ação busca ajudar as famílias a evitarem o desperdício de água e mostrar os problemas causados ao sistema devido às ligações alternativas ainda encontradas na rede.
Em 2019 a empresa levou o serviço para os loteamentos Park dos Buritis, Res. Haonat, Jardim Madri, Jardim Europa, Jardim Barcelona, Laguna I, II e III, que já estão recebendo água tratada, mas que ainda contam com muitos moradores que não realizaram o cadastro para terem a ligação regular de água. Essa medida é fundamental porque permite que a concessionária garanta mais segurança hídrica para o local. Hoje, o abastecimento do distrito enfrenta interrupções pontuais e uma das causas é o consumo de água em áreas que ainda não realizaram a adequação das ligações residenciais ao padrão, o que prejudica o controle dos reservatórios pela concessionária.
As vistorias realizadas pela BRK Ambiental identificaram tubulações irregulares ligadas à rede de abastecimento, o que acaba por prejudicar todo o sistema. As fraudes deixam as redes vulneráveis a contaminantes que podem vir a comprometer a qualidade da água oferecida à população. Além disso, impactam a oferta e a regularidade do abastecimento, podendo prejudicar bairros, com a diminuição da pressão da rede, dificultando o abastecimento.
“O sistema de abastecimento de água é coletivo. Por isso, a participação de todos é fundamental para que Luzimangues tenha um sistema hídrico mais seguro e eficiente. Os moradores que já estão recebendo água tratada da BRK Ambiental devem realizar a regularização cadastral junto à concessionária para serem integrados ao sistema”, pontua a gerente regional da BRK Ambiental, Sandra Leal, que complementa dizendo que “nos casos dos novos loteamentos recebidos recentemente, este trabalho está acontecendo e é muito importante que os moradores recebam as equipes ou nos procurem nas lojas de atendimento para a regularização”, explica.
A gerente da BRK Ambiental destaca que é papel da concessionária a realização de ações de educação ambiental para seus clientes, em especial àqueles que foram recentemente integrados ao sistema. “Dicas práticas, como reduzir o tempo no banho, não usar mangueiras para lavar a calçada e corrigir vazamentos internos fazem uma grande diferença no consumo de água das famílias e podem ajudar muito no equilíbrio do sistema de abastecimento”, destaca.
Os moradores que tiverem dúvidas sobre abastecimento no local podem procurar a concessionária pelo telefone 0800 6440 195. A BRK Ambiental também pede atenção para a oferta de serviços de ligações clandestinas e recomenda que esses casos sejam denunciados à empresa.