Para conscientizar os motoristas, ciclistas e pedestres sobre os diversos problemas do trânsito e evitar novos acidentes diminuindo a quantidade de vítimas, a gerência de Educação para o Trânsito da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu) fará uma ação nesta quarta-feira, 14, às 16 horas, na faixa de pedestre da Avenida JK em frente ao prédio da Prefeitura Municipal de Palmas em alusão o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, que é lembrando no terceiro domingo de novembro.

Para a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas, Wélere Barbosa, a data vem aumentar a conscientização. “Todos os anos os números de vítimas aumentam e boa parte desses acidentes que interrompem os sonhos e os projetos de vida das vítimas poderiam ser evitados. Temos sim que fazer uma autocrítica, para acabarmos com essa cultura de irresponsabilidades que coloca em risco a vida das pessoas no trânsito”.

Segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), mais de 37 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil, número este que faz o País ocupar o 3° lugar no ranking mundial de mortes nas vias. Ainda segundo a ONSV 90% dos acidentes que ocorrem são causados por falha humana.

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito

A data foi instituída em 1993 pela Road Peace, uma organização do Reino Unido, para chamar a atenção para os desastres que tiram a vida de milhões de pessoas todos os anos no mundo. Em 2005, a Organização das Nações Unidas (ONU) adotou a data para mobilizar países de todo o mundo para lembrar essas vítimas e também conscientizar sobre os prejuízos de toda ordem com os acidentes trágicos nas ruas e estradas de todo País.

 

 

Fonte: secom Palmas