Empresa responsável pela travessia de veículos e passageiros foi contratada pelo DNIT. Desabamento de ponte que deixou 14 pessoas mortas e três desaparecidas, completa 23 dias nesta segunda-feira (13).

As obras de construção do acesso para balsas entre as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) começaram 23 dias após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek. A empresa que ficará responsável pela travessia de veículos e passageiros no rio Tocantins foi contratada pelo valor de R$ 6,4 milhões. O acidente deixou 14 pessoas mortas e três continuam desaparecidas (veja nome das vítimas abaixo).

Apesar do início das obras, ainda não há previsão de quando os serviços irão começar. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que está atuando para atender as demandas da Marinha e que somente após a conclusão dos acessos e outras exigências será possível divulgar a data para que o serviço comece. As balsas que irão atender a comunidade já chegaram no local.

Imagens feitas por drones mostram uma escavadeira trabalhando às margens do Rio Tocantins.

Obras para construção de acesso das balsas são iniciadas — Foto: Reprodução/Sirley Freitas

 

Contratação da empresa

 

Na última sexta-feira (10), foi publicado no Diário Oficial da União a contratação da empresa PIPES Empreendimentos LTDA, no valor de R$ 6.405.001,97. O documento foi assinado pelo superintendente do DNIT no Tocantins, Renan Bezerra de Melo Pereira. Segundo o termo, o contrato vale por um ano, contados a partir do dia do acidente, em 22 de dezembro de 2024.

 

A travessia entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) por meio de balsa teve o início anunciado duas vezes pelo Governo Estadual. Mas segundo a Marinha do Brasil, a empresa que vai ser responsável, a Pipes Navegações, atrasou a entrega da documentação necessária e também houve atrasos nas construções de acessos às margens.

Na semana passada a Marinha informou até o dia 10 não havia recebido os documentos necessários para dar entrada no processo de operação do serviço de travessia das balsas.

No dia 3 de janeiro deste ano foram feitos testes com uma balsa de travessia usada somente para pedestres. A Marinha chegou a informar que a liberação das balsas só deve ocorrer após o ajustamento de todos os trâmites.

 

Desabamento na BR-226

 

A ponte caiu no dia 22 de dezembro de 2024, por volta das 14h50. Ao todo 18 pessoas sofreram o acidente, sendo que um homem de 36 anos foi resgatado com vida, 14 morreram e três ainda estão desaparecidas. No desabamento caíram no rio Tocantins três motos, um carro, duas caminhonetes e quatro caminhões, sendo que dois deles carregavam 76 toneladas de ácido sulfúrico e outro 22 mil litros de defensivos agrícolas.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do governo federal, o desabamento ocorreu porque o vão central da ponte cedeu. A causa do colapso ainda está sendo investigada, de acordo com o órgão. A Polícia Federal também abriu uma investigação para apurar a responsabilidade da queda da estrutura.

A ponte foi completamente interditada e os motoristas devem usar rotas alternativas.

Nomes das Vítimas

  1. Lorranny Sidrone de Jesus, 11 anos
  2. Kecio Francisco Santos Lopes, 42 anos
  3. Andreia Maria de Souza, 45 anos
  4. Lorena Ribeiro Rodrigues, 25 anos
  5. Anisio Padilha Soares, 43 anos
  6. Silvana dos Santos Rocha Soares, 53 anos
  7. Elisangela Santos das Chagas, 50 anos
  8. Ailson Gomes Carneiro, 57 anos
  9. Rosimarina da Silva Carvalho, 48 anos
  10. Cássia de Sousa Tavares, 34 anos
  11. Cecília Tavares Rodrigues, 3 anos
  12. Beroaldo dos Santos, 56 anos
  13. Alessandra do Socorro Ribeiro, 40 anos
  14. Marçon Gley Ferreira, idade não divulgada

 

(Fonte: g1 Tocantins)