“Levei um susto, pensei que fosse de verdade e vim ajudar.” Essa foi a reação do auxiliar de topografia, Orci Gomes, que ao retornar para casa depois de um dia de trabalho, deparou-se com um acidente fictício encenado pelos atores do Núcleo de Arte Terapia e Educação Popular em Saúde (Nupops), feito exclusivamente para a 4ª Semana Mundial de Segurança Viária realizada pelo Programa Vida no Trânsito.
O “acidente” entre dois carros e uma moto, denominado “The Walking Dead”, ocorreu no final da tarde desta quarta-feira, 10, na Avenida Teotônio Segurado, cruzamento com a Avenida I (Jardim Aureny III), próxima à entrada do Aeroporto de Palmas. Pela manhã, o local escolhido para a simulação foi a Avenida JK na altura da Arse 15. Devidamente maquiados, os atores do Nupops se revezam, enquanto alguns ficam no chão desacordados, outros seguram a faixa da campanha com a pergunta: Por quem você reduziria a velocidade?
“A intenção é que ao ver esse acidente fictício, a pessoa passe o mais devagar possível para refletir sobre o que vê e ao final temos a faixa fazendo o questionamento – Por quem você reduziria a velocidade? – Queremos um trânsito mais seguro e isso depende da consciência de todos”, ressaltou o agente de trânsito Josimar Pereira.
Reação
Recuperado do susto, Orci Gomes que mora no Jardim Taquari, disse que passa pelo local todos os dias e dificilmente não se depara com um acidente. “Saio cedo para trabalhar e volto sempre nesse horário. É difícil o dia que não tem acidente, seja na ida ou na volta. As pessoas são imprudentes demais, estão sempre atrasadas e para compensar o atraso, aceleram no trânsito, colocando em risco a vida de todos. Aqui temos que dirigir pensando em nós e nos outros condutores e pedestres”, ressaltou.
Quem também se surpreendeu foi o instrutor de carpinteiro e pedreiro, Augusto Viana. Morador do Jardim Aureny III, ele se dirigia até a ciclovia para iniciar sua costumeira caminhada de final de tarde. “Me considero um motorista consciente e prudente e acho que tem que existir mais consciência por parte dos motoristas e mais fiscalização também. Eu acredito que as pessoas só aprende se doer no bolso. A lei tem que está acima porque tem gente que não é consciente e que não está nem aí para a vida do próximo. Quem sabe multando, ela não aprende”, destacou.
A enfermeira Marina Sena que também faz parte da Comissão de Gestão de Dados e Informações do Programa Vida no Trânsito ressaltou que a ideia é exatamente essa, que as pessoas reflitam sobre o tema “Salve Vidas, reduza a velocidade”. “A gente percebe pela reação das pessoas que ações como essa têm um impacto porque as pessoas se colocam nessa situação. Qualquer pessoa pode passar por isso, por um minuto pode acabar matando alguém no trânsito. Então é importante ter consciência na hora de dirigir”, frisou.
A 4ª Semana Mundial de Segurança Viária desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) faz parte da programação do Maio Amarelo, organizado pelas secretarias de Saúde e de Infraestrutura, Serviços Públicos, Trânsito e Transporte e parceiros.
Confira a programação
08 a 14/05 – Abordagem aos pedestres das principais avenidas de Palmas para fotografar com o cartaz da campanha da ONU;
08, 10, 13 e 14/05 – apresentação da esquete “The Walking Dead” do grupo Nupops e “A morte”, projeto do SAMU, alternadamente nos locais dos veículos às 9 e 16 horas;
12 e 14/05 – Ação educativa de abordagem “Lei seca” nos bares da cidade a partir das 20 horas, participação do grupo Nupops.