Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado
Uma caminhonete caiu dentro da cratera que se formou na TO-080, entre Marianópolis e Divinópolis, região oeste do Tocantins. De acordo com informações das testemunhas que passavam pelo local na hora do acidente, o trecho está mal sinalizado o que prejudica os motoristas que trafegam pela rodovia, deixando-os em risco.
O trecho da TO-080 está interditado desde o dia 8 de março, porque o córrego Boa Esperança que passa pela rodovia transbordou. Com o volume da água, as galerias fluviais não aguentaram e cederam, deixando um enorme buraco na pista.
Na época, o Governo do Tocantins anunciou que uma ponte móvel seria colocada na rodovia e o trânsito seria liberado em um prazo de 20 dias, mas se passaram quase dois meses após a medida ser anunciada e até o momento nada foi feito.
A foto enviada por um internauta que não quis se identificar, mostra que o veículo ficou quase submerso. Ainda não se sabe quantas pessoas estavam dentro do carro e se houve pessoas que se feriram gravemente. A Gazeta continua acompanhando.
Abaixo, confira um vídeo feito no local do acidente.
Nossa equipe entrou em contato com a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), para que dessem alguma explicação sobra a falta de sinalização e quando o trecho passará por uma manutenção.
A Ageto informou através de nota que o trecho da rodovia está corretamente e suficientemente sinalizado de acordo com as normas estabelecidas para o caso. Disseram ainda que o acidente pode ter sido causado por imprudência do motorista, já que o condutor passou pela sinalização e por cima uma barreira de terra colocada na pista.
Eles não informaram quando as obras terão início.
Confira na íntegra a nota
O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), informa que:
- O acidente ocorrido no local do rompimento da pista da TO-080 entre Divinópolis e Marianópolis pode ter sido causado por imprudência do motorista e alta velocidade. Tanto que o veículo passou por cima da sinalização e da barreira de terra colocada na pista em vez de entrar no desvio.
- A sinalização tanto vertical, quanto horizontal estão corretas e suficientes, bem como dentro das normas estabelecidas para o caso. O local também é bem sinalizado na indicação do desvio.
- A Ageto não pode colocar uma barreira do tipo concreto no local para preservação da vida dos condutores, exatamente devido os possíveis casos de excesso de velocidade da parte dos condutores.
- O projeto de engenharia para reparo definitivo da via também já foi concluído e os trâmites administrativos para a licitação estão em fase de conclusão.