Durante encontro ocorrido nesta quarta-feira, 30 de junho de 2021, em Brasília-DF, prefeitos da região sudeste do Tocantins, especificamente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Rio Palmas, que compreende as cidades de Lavandeira, Novo Alegre, Combinado e Aurora do Tocantins, anunciaram a realização das ações do Programa “Recriar Vidas” na região. O Programa será desenvolvido em parceria com a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção ao Uso de Drogas – SENAPRED.
Participaram da reunião o Presidente do Consórcio, prefeito da cidade de Lavandeira Roberto César, o prefeito de Novo Alegre Fernando Pereira Gomes e o Secretário Nacional da SENAPRED Dr. Quirino Cordeiro Júnior. Também estava presente o representante da Recriar Vida, Ricardo Ribeirinha, que parabenizou o Governo Federal e os representantes do Consórcio pela iniciativa do desenvolvimento do Projeto.
Na ocasião, as autoridades reunidas realizaram a gravação de um vídeo anunciando a realização das ações para o segundo semestre de 2021, reiterando a importância da parceria entre governo federal e municípios para cuidar da saúde emocional das pessoas como forma de reduzir o risco de consumo de drogas. De acordo com o Secretário Nacional, Dr. Quirino Cordeiro, “estaremos em breve nas cidades do Consórcio, e nós já reconhecemos os projetos desenvolvidos a exemplo do ESCUDOS, realizado pelo instituto Recriar Vidas, cuja missão é integrar as ações da SENAPRED nas Escolas, cuidando dos profissionais, dos alunos e de toda comunidade escolar. Farei questão de estar presente no lançamento e no acompanhamento das ações na região”.
O Programa “Recriar Vidas” foi apresentando as equipes das Secretarias de Educação das cidades de Lavandeira, Novo Alegre, Combinado e Aurora do Tocantins na última semana. A repercussão entre os profissionais foi muito positiva, considerando a necessidade do desenvolvimento de ações de formação das equipes locais para lidarem melhor com as ações de prevenção ao uso de drogas, e na abordagem de temas sensíveis como depressão, ansiedade, pobreza, violência, entre outros. O momento da apresentação foi histórico, porque reunião os prefeitos das quatro cidades. Nesta ocasião, além dos prefeitos Fernando e Roberto César, também participaram da apresentação os gestores Ney de Aurora e Lindolfo, mais conhecido como “Dolfin” de Combinado. A previsão é de que as ações ocorram nas primeiras semanas de agosto.
Sobre o Programa
Recriar Vidas é um programa de aquisição de livros de prevenção de uso de drogas, por meio de estudo de caso real e de capacitação de profissionais das áreas de educação, assistência, saúde e segurança, dividido em etapas. Inicialmente é promovida a instrumentalização pedagógica dos profissionais, com base nas competências socioemocionais estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, instrumentalização psicológica, que auxilia os profissionais a identificarem fatores de vulnerabilidade psicossociais que possam agravar ou levar ao consumo de substâncias psicoativas e, por fim, a instrumentalização métrica, que tem por objetivo dar instrumentos para geração de novos projetos preventivos, de curto, médio e longo prazo, estabelecendo assim uma rede local de proteção social permanente. O curso tem duração de 44 horas e após a formação são realizadas diversas palestras sobre temas relacionados para toda comunidade, tendo como foco principal alunos das redes do ensino fundamental e médio. Atualmente o Projeto é reconhecido pela United Nations Office on Drugs and Crime – UNODC, Escritório das Nações Unidas sobre Drogas no Brasil, pela SENAPRED do Governo Federal, e por diversas outras cidades e instituições que já receberam o Programa, nos estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais e no Tocantins.