No Dia da Consciência Negra, várias escolas preparam uma programação especial para divulgar as ações que estão sendo realizadas referentes ao combate à discriminação racial. Um dos projetos de maior evidência no Tocantins está sendo desenvolvido pelo Colégio Estadual de Cristalândia, denominado Batuque.

A culminância do projeto Batuque será realizada nesta terça-feira, 20, a partir das 10h, com apresentações de poesia, danças e exposições de máscaras e bonecos. O projeto é premiado pelo Ministério da Educação, pela autenticidade na aplicação da Lei nº 10.639/03, que retrata o ensino da história da cultura afro-brasileira e africana nas escolas.

O projeto é uma iniciativa da professora de história, Elizabeth Aires Leite, que, de forma interdisciplinar, promove o estudo da história e cultura do povo negro, principalmente no Brasil. O projeto já tem 15 anos de existência. “Acredito que essa ação contribuiu para a redução do preconceito racial no município, ampliando a consciência dos moradores sobre os valores humanos”, contou Elizabeth.

Em Palmas, a Escola Estadual Dom Alano realizará nesta terça-feira, 20, às 8h30, a 4º edição da Intervenção Cultural Pérola Negra, com apresentações de danças, canções, poesias e exposição de pinturas, telas, máscaras africanas e fotografias.

 

 

Fonte: Seduc