Com o tema “Mudanças de Paradigmas na Assistência à Gestante”, será realizada no próximo dia 27, das 8h às 18h, no Auditório do Palácio do Araguaia, o Fórum Perinatal. O evento será um espaço de discussão e busca de solução dos desafios sobre a Política de Atenção Integral a Saúde da Mulher e Criança. O fórum é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio da área técnica de Atenção Especializada. As inscrições já se encerraram e foram destinadas aos profissionais da saúde que atuam em maternidades e na Atenção do Básica dos municípios.
A gerente da Rede Cegonha da Secretaria de Estado da Saúde, Raquel Marques Soares Santana ressaltou a necessidade de discutir o cuidado à gestante. “Será um momento para discutir a linha de cuidados materno infantil, as novas recomendações do cuidado à gestante da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde, pré-Natal e parto baseado em evidências científicas, as boas práticas no parto e nascimento dentre outros assuntos” enfatizou a gerente.
Sobre o Fórum Perinatal
Desde de setembro de 2016, foi criado o Fórum Perinatal que se constitui em um espaço coletivo, plural, gestor interinstitucional onde se firmam acordos éticos do Estado com instituições, conselhos e sociedades civil para a promoção da saúde e qualidade de vida da mulher e criança. É composto por representantes da esfera estadual, municipal e do judiciário.
Programação
08h15min – abertura
08h45min Apresentação da Política da Rede Cegonha – Raquel Marques – Gerente da Rede Cegonha
09h15min Pré-Natal Baseado em evidências científicas – Dr. Edson Hospital e Maternidade Sofia Feldman- Médico Obstetra
10h Boas práticas no Parto e Nascimento – Wilma Manduca Fisioterapeuta pela PUC/CAMP – Doula
10h45min Relato da experiência de um parto normal – Andreza Correia Silveira
11h – Mesa Redonda/Discussão – Wilma Manduca Fisioterapeuta – Doula /Dr. Edson Borges, Médico e a Obstetra Raquel Marques – Enfermeira- Gerente da Rede Cegonha
11h30min – Alta responsável Débora Petry – Diretora do Hospital e Maternidade Dona Regina
14hmin – Apresentação da Lei N° 3.385, de 27 de Julho de 2018. Dispõe sobre a implementação de medidas de informação e proteção à gestante e parturiente contra a violência obstétrica no Estado do Tocantins Deputada Luana Ribeiro, autora da Lei N° 3.385, de 27de Julho de 2018.
14h35min – Parto Normal baseado em evidências científica – Dr. Alexandre Soares Barbosa Médico Obstetra
15h35min – Mesa Redonda/Discussão – Deputada Luana Ribeiro, Dr. Alexandre Soares Barbosa e Raquel Marques
16h00min – Apresentação das causas dos óbitos maternos
Mediadores/Facilitadores:Luanda Alencar Pacheco Freitas – Área Técnica da Vigilância do Óbito
16h30min – Apresentação dos Indicadores Materno- Infantis acompanhados pela Atenção Primária Facilitadora: Gilian Cristina Barbosa – Diretora de Atenção Primária
17h Discussão – Mediadores/Facilitadores: Luanda Alencar P. Freitas e Gilian Cristina Barbosa
18 h – Encerramento
Fonte: Secretaria da Saúde