Na manhã desta quarta-feira, 11, Thamires Lima, uma das fundadoras do SOMOS primeira candidatura coletiva de Palmas, do Tocantins e do norte do país reforçou por meio das redes sociais do coletivo sua o compromisso da candidatura com as mulheres e a diversidade.

Ela falou sobre a importância das mulheres ocuparem cada vez mais os espaços de poder e destacou também que sua presença não deve ser invisibilizada, como já ocorreu algumas vezes, já que é protagonista na criação de um projeto histórico no Estado.

Thamires reforçou que o incentivo a candidaturas femininas é de extrema importância para trazer representação ao legislativo de Palmas. “Nós devemos apoiar mulheres a ocuparem cada vez mais espaços de poder, mas desde o ínicio da nossa campanha muitos tentam me invisibilizar como protagonista que sou nesse projeto. O SOMOS também é uma representação feminina nessa campanha, eu sou mulher, preta, LGBT e pesquisadora, e serei nossa voz dentro do parlamento,” disse.

A administradora, que também é pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) falou novamente que dentro de um mandato coletivo não existe hierarquia. “Muitos não entenderam ainda o que é uma candidatura coletiva. Posso citar como exemplos que deram certo o ‘Juntas’ de Pernambuco, ‘Gabinetona’ de Minas Gerais, e muitos outros que já funcionam pelo Brasil. Não existe hierarquia, não existe um líder, existe um coletivo trabalhando com a mesma voz e voto por um projeto de inclusão e representatividade,” explicou.

Para Thamires a proposta de um mandato coletivo vem a contribuir com o fortalecimento da democracia. Para ela, ao invés de uma pessoa sozinha, nas suas limitações, decidir tudo dentro de um Gabinete, o poder é compartilhado. “Quer votar em uma candidatura feminina? O SOMOS está aqui. Quer votar numa candidatura LGBT. O SOMOS é essa candidatura. Quer votar em quem vai representar a juventude. Estamos aqui. Quer votar em defende a ciência e a pesquisa. O SOMOS é essa candidatura. Somos Viáveis. Não seremos escadinha e tampouco voto simbólico. Vamos vencer e levar a representatividade aquela Câmara tanto precisa”, garantiu.

Propostas para as mulheres

– Criação do Mapa da Violência cometida contra a Mulher em Palmas por Georreferenciamento. O SOMOS já construiu um Mapa da Violência, mas quer ampliar essa ferramenta para ações de combate a crimes cometidos contra mulheres na Capital. O Mapa também é importante para os órgãos de Segurança Pública, que poderão trabalhar políticas de enfrentamento aos crimes em Palmas, de forma mais pontual e eficiente.

– Defesa e implementação de ferramentas para combate ao assédio de mulheres no transporte público (Um exemplo que pode ser inserido em Palmas é o do “Nina”, usado em Fortaleza, que já estamos em contato).

– Projeto de formação e capacitação para mulheres que recebem Bolsa Família e vítimas de violência doméstica.

– Defesa de um Projeto de reeducação de homens denunciados por violência doméstica, como forma de combate e enfrentamento à violência contra a Mulher.

– Levantamento de habilidades das mulheres vítimas de violência doméstica.

– Defesa da criação de incentivos fiscais e de crédito para microempreendedoras.

– Defesa da criação de núcleos setorizados (nos próprios bairros) para o trabalho e
capacitação de mulheres. Obs: no caso de capacitação e criação de núcleos pode-se contar com associações de bairro para o levantamento (quais principais habilidades das mulheres, o que é possível desenvolver, que tipo de curso pode ser ofertado, etc.)

– Articular campanhas permanentes de conscientização e enfrentamento ao assédio e violência sexual em espaços públicos do município;

– Defender políticas e ações voltadas para o desenvolvimento de um planejamento urbano sensível ao gênero para ruas, praças e outros espaços públicos da cidade, garantindo iluminação adequada, ruas acessíveis e espaços públicos e coletivos seguros;

– Propor políticas públicas que promovam formação especializada para profissionais de saúde da rede de atenção primária à saúde que possam atuar no atendimento de mulheres vítimas de violência sexual.

– Propostas de incentivo fiscal e linhas de crédito para mulheres chefes de famílias com negócio legalizado.

Entre outros.

O SOMOS
A diretrizes do SOMOS estão dividas em três áreas específicas: transparência, representatividade e eficiência. O mandato também é composto pelo servidor público federal, advogado e jornalista, Alexandre Peara, e pelo estudante de arquitetura e urbanismo e militante da juventude Augusto Brito.