Adolescentes em cumprimento de medida nas unidades socioeducativas do Tocantins voltarão a receber visitas de familiares de forma gradual e segura, respeitando o protocolo elaborado pelos servidores do Sistema Socioeducativo. O agendamento das visitas deve ser feito diretamente no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e nos Centros de Internação Provisória (Ceip’s). A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) explica que a visitação estava suspensa desde março de 2020 devido a pandemia da Covid-19.

A superintendente do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e Adolescente da Seciju, Rute Andrade, explica que o retorno das visitas faz parte do planejamento da Superintendência para a retomada de atividades que estavam suspensas, em especial a visita familiar. “O vínculo com os familiares é um dos pilares para que a medida socioeducativa seja eficaz. E, conforme o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) norteia, devemos sempre garantir esse vínculo, já que é por meio deste que o adolescente não perde sua referência, sua identidade e assim consegue construir projetos para sua vida”, afirma Rute.

Regras

Para entrar nas unidades socioeducativas, os familiares preencherão um formulário de triagem, deverão usar máscara facial e terão a temperatura aferida. A Seciju destaca que o protocolo foi elaborado considerando o cenário atual da pandemia e este poderá ser revisto a qualquer tempo, a depender da demanda.

Cronograma

As visitas acontecerão aos finais de semana, realizadas em espaço aberto e ventilado, sendo permitida a entrada de até dois familiares para adolescentes internados em unidades com 10 socioeducandos, e um visitante em unidades com mais de 10 adolescentes custodiados. Também é permitida a entrada de alimentos.

A assessora técnica do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) da Seciju, Edna Castro, explica como acontecerá a organização das escalas de visitação. “É bom ressaltar que cada unidade socioeducativa deverá elaborar o próprio cronograma, distribuindo a quantidade de visitantes em dias e horários específicos, evitando aglomerações. Outra condição para entrada desses familiares é apresentação do esquema vacinal completo contra Covid-19, posterior a 15 dias da segunda dose”, esclarece.

Agendamento

Para realizar o agendamento das visitas, deve-se ligar em um dos números a seguir:

  • Centro de Atendimento Socioeducativo – CASE – Palmas: (63) 3031-1142
  • Centro de internação provisória de Palmas – Ceip Central: (63) 99212-9294
  • Centro de Internação Provisória Feminina de Palmas – Ceip Feminino: (63) 99271-8603
  • Centro de Internação Provisória de Gurupi – Ceip Sul: (63) 3312-4239

Foto: Shara Rezende
Fonte: Governo do Tocantins