Entre os alvos da investigação de um desvio milionário no município de Lajeado estão dois filhos do ex-procurador geral do Ministério Público do Tocantins, Clenan Renaut. A operação  da Polícia Civil está sendo realizada nesta quarta-feira (5).

Mandados de prisão são cumpridos contra a advogada Juliana Bezerra de Melo Pereira em Palmas e contra Fábio Bezerra de Melo Pereira, em Goiânia, além de mandados de busca e apreensão.

Os filhos do ex-procurador atuaram em um processo da prefeitura de Lajeado, onde ela pedia que governo pagasse valores maiores no ICMS, a gestão queria ser indenizada pela construção da Hidroelétrica Luís Eduardo Magalhães, que fica no rio Tocantins. Na época, a justiça concedeu indenização de R$ 200 milhões para prefeitura.

Apesar de ter concedido o valor, o pagamento poderia demorar anos, por esse motivo, a prefeitura queria fazer um acordo, abrindo mão de metade do valor, mas ser paga imediatamente. Entretanto, para que fosse válido, o acordo precisava ser aprovado pela Câmara de vereadores do município.

Os advogados estão sendo acusados de comprar votos de parlamentares para a criação de uma lei que permitiria que a prefeitura abrisse mão de metade da indenização. Com o acordo, os advogados estariam muito acima do que o município pode pagar, 200 mil de honorários.

O caso aconteceu no ano de 2014, quando a prefeitura de Lajeado era comandada por Márcia da Costa Reis Carvalho. Em julho desse ano,  R$ 120 milhões foram bloqueados pela justiça da conta dos advogados e foi determinada a quebra dos sigilos bancário e telefônico dos envolvidos nos últimos quatro anos.