O avião da Força Aérea Brasileira fez sobrevoos no aeroporto de Araguaína durante três horas para testar o equipamento

 

O avião da Força Aérea Brasileira fez sobrevoos no aeroporto de Araguaína durante três horas para testar o equipamento

 

Na última segunda-feira, 14 de outubro, o aeroporto de Araguaína recebeu o último voo de inspeção do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo), que já aprovou o PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) e agora encaminhará a documentação para os demais órgãos federais de controle da aviação civil. A expectativa é que, em até 30 dias, o aeroporto seja totalmente homologado junto aos órgãos e reguladores para receber voos de aeronaves de maior porte.

 

“Trabalhamos muito para este momento, cumprimos rigorosamente as exigências dos órgãos de controle, atendemos aos prazos solicitados e agora estamos a um passo da autorização final. O sentimento é de dever cumprido, aguardando que as companhias aéreas coloquem Araguaína em suas rotas comerciais”, comentou o prefeito Wagner Rodrigues.

 

A diretora de operações do aeroporto, Liz Martins, da Esaero, empresa que administra o equipamento, destacou a importância da última verificação. “Essa operação do PAPI aconteceu nas duas cabeceiras da pista. Com as informações captadas e disponibilizadas ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo, a expectativa é que o aeroporto tenha cumprido com as regulamentações dos órgãos de controle”.

 

Expectativa de novos voos

 

No começo deste ano, o prefeito Wagner se reuniu com diretores da Gol e Azul para apresentar as obras de modernização do aeroporto e solicitar que Araguaína seja colocada como um novo destino nas rotas comerciais das companhias. Conforme sinalizado pelas aéreas, a cidade será contemplada assim que o aeroporto receba a homologação.

 

Instalação do EPTA

 

Já validado pelo CINDACTA (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), o EPTA (Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo) foi instalado no Aeroporto de Araguaína pela Prefeitura de Araguaína no último dia 6 de setembro. Esse equipamento é fundamental para garantir a segurança na navegação das aeronaves.

 

Investimentos contínuos

 

As obras no Aeroporto de Araguaína continuarão com a reestruturação e ampliação do terminal de passageiros para mais de dois mil metros quadrados, a criação de uma nova área de giro, um novo estacionamento, ampliação da seção contra incêndio e o reforço da pista.

 

Além disso, o acesso ao aeroporto será facilitado pela duplicação da Avenida Dionísio Farias, no Bairro de Fátima, que conecta o aeroporto à BR-153, obra financiada pela Prefeitura de Araguaína.

 

Conforme sinalizado pela Gol e Azul no início deste ano, Araguaína será contemplada com novas rotas assim que o aeroporto receba a homologação
A aprovação do PAPI foi a última etapa necessária para a homologação do aeroporto de Araguaína