O painel das conversações políticas para as eleições na capital

Julho com conversações e ligações intensas entre os líderes partidários tendo em vista as eleições de Palmas. Não há alianças ainda definidas porém já tem grupos mostrando as afinidades e conversando entre si.

As conversas em sua maioria são avulsas ainda mas tem alguns grupos com proximidade clara. Juntar a oposição que está fragmentada em várias pré candidaturas será um desafio.

As boas relações e diálogos esporádicos neste momento não significam que podem convergir no mesmo palanque. Em jogo estão outras variáveis e principalmente a disposição de apoiar e ser apoiado.

Frente Pró-Palmas

O vereador e pré-candidato, Milton Neris (PDT) e o ex-prefeito Raul Filho (MDB) lançaram o que chamam de Frente Pró-Palmas que pode abarcar futuramente partidos de esquerda PT, PCdoB, Psol. Eles tem se reunido e começado a formatar este grupo com a intenção de ter uma frente na oposição para discutir a capital.

Raul porém tem conduzido as conversações de forma avulsa, no entanto, o MDB também vai conduzir este processo do futuro da legenda através dos líderes partidários envolvendo ainda os três vereadores que são da base de Cínthia Ribeiro. A eleição da capital passará ainda pelo apoio do senador e líder no Congresso, Eduardo Gomes.

Vanda, Junior, Eli e Damaso

Outro grupo já alinhado com reuniões feitas inclusive é formado por Vanda Monteiro (PSL), Junior Geo (Pros), Eli Borges (SD) e Osires Damaso (PSC), todos com intenção de disputa mas que teriam demonstrado interesse numa aliança apoiando quem tiver mais chances na disputa conforme pesquisas.

Vicentinho e Amastha

Vicentinho Junior – Divulgação

O PL de Vicentinho Junior e o PSB de Carlos Amastha também são partidos alinhados no momento para as eleições. Vicentinho começou a pré campanha e o PSB aposta as fichas no vereador Tiago Andrino. Eles tem trabalhado as pré candidaturas porém até o dia das convenções eles podem confirmar se estarão no mesmo palanque ou não. Andrino é suplente de Vicentinho na Câmara Federal.

Amastha e Ataídes boa relação

O PSB de Amastha também boa relação com o pré-candidato Ataídes Oliveira, que é ex-senador. Agora no PP, Ataides tenta construir uma candidatura e contou com Amastha no evento virtual quando inclusive o ex prefeito fez vários elogios e lembrou as vezes que eles sempre tiveram do mesmo lado, contando é claro as eleições de 2018.

Ataídes já esteve também conversando com Raul em encontro registrado por ambos.

Agora que está no partido da senadora Kátia Abreu, ele já ganhou manifestações de possível apoio do senador e presidente do PSD, Irajá Abreu.

Alan também

No Podemos, o ex-reitor da UFT, Alan Barbiero também tem facilidade de conversar com o PSB, embora tenha deixado o partido por não ter sido escolhido o pré-candidato. Ele esteve em evento do PSB de Amastha e Andrino prestigiou o dele.

Gil e partidos

O pré-candidato do Republicanos, Gil Barison já tem o apoio do PRTB, legenda do vice-presidente Mourão, do DC, antigo PSDC, ambos com chapa já montada para disputa na Câmara.

Cínthia

No reino da reeleição de Cínthia Ribeiro (PSDB) muitos partidos são sondados, desde pequenos a maiores porém as conversas estão nos bastidores. O PSDB de Cínthia tem quatro vereadores com mandato já filiados.

Há uma proximidade do Democratas, presidido pela deputada Professora Dorinha com a gestora e que tem ainda o presidente da Câmara, Marilon Barbosa nos quadros.

Já no palanque de Cínthia está ainda o Patriotas que é comandado por seu secretário, Rogério Ramos e outras legendas que já estariam fechadas com a prefeita porém sem anúncio oficial ainda. Muitos partidos ainda aguardam esse diálogo por parte da articulação política da gestão.

A Gazeta acompanha os bastidores e as conversações.