A pergunta: “Quem aqui gosta de política?”, incomodou o estudante Ilan Rubins a  buscar respostas para compreender o que passa na cabeça do jovem eleitor e entender porque muitas pessoas não estão interessadas em participar ativamente das principais decisões no seu País.

Durante as palestras do Projeto Agentes da Democracia – Formação de Políticos e Eleitores do Futuro, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), na Escola Estadual Joaquim Pereira da Costa, em Gurupi,  Ilan percebeu que vários colegas mostraram total desinteresse pelo assunto e, então, decidiu criar o Projeto: A Política sob Novos Olhares nas Instituições de Ensino Público do Brasil.

Com a ajuda dos professores, o estudante inscreveu o trabalho no Prêmio Parlamento Jovem Brasileiro e foi escolhido para representar o Tocantins no evento que acontece nesta terça-feira (2/10), na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Feliz com a oportunidade de mostrar o trabalho para a Nação, o estudante, que vota pela primeira vez esse ano, disse que o projeto visa desconstruir o conceito que muitos jovens têm sobre o que é a política. Muitos pensam no assunto como algo distante, algo errôneo ou negativo. “É preciso desconstruir esse analfabetismo político, porque sabemos que a política é o combustível para designar o destino desse País”, ressaltou.

A diretora da Escola, Débora Ribeiro, explicou a importância do trabalho para o cenário político atual e disse que a conquista deixa toda a equipe alegre.  “O Parlamento Jovem acontece todos os anos, esse concurso é a nível nacional e no Estado do Tocantins o vencedor é o nosso aluno Ilan, que nos deixou muito alegre. Agradecemos muito ao TRE-TO pelo trabalho que foi feito na nossa escola. Que continuem fazendo ações como esas para estimular cada vez mais os nossos jovens”, disse.

Agentes da Democracia

Desde que foi lançado, em março de 2017, o projeto Agentes da Democracia já percorreu todas as zonas eleitorais do Estado, atendendo mais de 73 Escolas Estaduais, conscientizando, capacitando, mobilizando e incluindo social e politicamente os jovens matriculados no ensino médio da rede pública de ensino. Já nesta segunda etapa, iniciada em 11 de setembro de 2018, o projeto tem a expectativa de alcançar mais de 10 mil alunos, em 30 municípios de 17 Zonas Eleitorais.

Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.

 

Fonte: Lília Mara – ASCOM – TRE-TO