Cerca de 150 agentes participaram do primeiro ciclo de capacitação nessa segunda-feira, 29, realizada no Auditório Municipal Professor Jauro Studart Gurgel, na Prefeitura, à Rua 25 de Dezembro, no Centro. Mais 150 agentes receberão o treinamento na próxima quarta-feira, 31.
De acordo com a coordenadora da Vigilância, Priscila Brás Paranaguá, a hanseníase tem cura e o tratamento é disponibilizado gratuitamente pelo Município. “A UBS não é hospitalar, ela tem o dever de ir atrás do paciente. É isso que o agente de saúde faz, vai até a população e, entre outros trabalhos, identifica possíveis doenças. Por isso, é necessário que estejam capacitados, para descobrir a hanseníase e impedir novos contágios”.
Dados
Aumento da rede de combate
Além dos agentes de saúde, médicos e enfermeiros também receberão capacitação para tratamento da doença, nos dias 8 e 9 de novembro, no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), localizado na Rua 15 de Novembro, nº 923, no Setor Central. Todo o treinamento será colocado em prática em um mutirão em quatro UBS do Município, entre 20 e 23 de novembro.