O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e parceiros realizam a 5ª edição da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste (Agrosudeste). O evento acontece a partir desta quinta-feira,11, e se estende até sábado, dia 13 de abril, no Colégio Agrícola de Almas, a 276 km de Palmas.

A feira contará com mais de 60 expositores das áreas de máquinas e equipamentos agrícolas, produtos de pesca, exposição de animais, como touros, ovinos e caprinos, produtos da agricultura familiar, com vitrines voltadas para peças artesanais e comidas típicas. Dentro da programação os visitantes contarão ainda com apresentações culturais das escolas estaduais, municipais e Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

De acordo com o técnico agrícola do Ruraltins, João Filho, coordenador da Agrosudeste, para melhor atendimento aos produtores rurais, quanto as linhas de crédito disponíveis,  as instituições financeiras como Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco da Amazônia e Sicred, também vão estar presentes na feira.

“A nossa expectativa é receber um público estimado em cinco mil pessoas. A Agrosudeste ocupa uma área de cinco hectares, em campo aberto, onde teremos ainda exposições de projetos em Aquaponia, Hidroponia, Sisteminha Embrapa e uma vitrine inovadora denominada Campo Agrostológico, que é o estudo das gramíneas para animais”, explica o técnico, complementando que a abertura oficial da Agrosudeste será nesta quinta-feira,11, às 11h.

Dias de campo

O Ruraltins que presta assistência técnica aos produtores rurais do Projeto Manoel Alves, conduzirá durante a Agrosudeste um dia de campo sobre fruticultura. Além disso, haverá dias de campo em bovinocultura, que abordará as práticas de produção preconizadas pela Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, piscicultura e Projeto Barraginha, dentro dos quais está prevista a participação de duzentas pessoas, em cada uma dessas ações.

Para o Presidente do Ruraltins, Fernando Silveira, a Agrosudeste é um evento que movimenta a população da região, priorizando os produtores rurais com a exposição de tecnologias em sistemas de produção e equipamentos.

“O evento gera muita expectativa entre os produtores rurais e tem como proposta ampliar conhecimentos quanto ao uso de novas tecnologias direcionadas ao meio rural. Esperamos que a Agrosudeste atraia novos investidores para a região e possa movimentar a economia local”, ressaltou.

Realização

5ª Feira Agrosudeste ocorrerá sendo coordenada pelo Governo do Estado,  por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e das Secretarias da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), bem como pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Prefeitura Municipal de Almas, Central das Associações de Almas e Porto Alegre e Colégio Agrícola de Almas, com o apoio de parceiros e instituições privadas.