Embrapa Agrobiologia vai participar da Agrotins virtual nesta semana
A produção de maracujá e os aspectos econômicos que ela envolve serão o tema da palestra a ser apresentada pelo pesquisador Raul Rosa, da Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ), na Feira Agrotecnológica do Tocantins – Agrotins 2020 100% Digital, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de maio. A palestra será transmitida ao vivo no dia 29, sexta-feira, às 10 horas.
A apresentação terá duração de 25 minutos, tempo em que ele pretende falar sobre aspectos que vão desde a produção no campo até a rentabilidade da cultura. “Vou abordar o que vem acontecendo no Brasil, na última década, os principais problemas que os produtores encontram no campo, a dinâmica de preços, as condições climáticas de cada região brasileira e a influência na produção do maracujá”, explica Raul.
Embora a região Nordeste ainda seja a principal produtora de maracujá, nos últimos anos tem havido uma migração dos polos de produção para a região Sul e também para o centro-norte brasileiro. Além de apresentar este novo cenário, o pesquisador mostrará como o produto apresenta variabilidade de preços durante o ano de acordo com a região. “Pretendo explicar como um polo de produção é diferente do outro, como também uma região oferta mais o fruto em determinado período”, diz.
Outro assunto que também será levado para a Agrotins é a fitossanidade da cultura, um problema que preocupa os produtores e que pode levar até a 100% de perdas nas plantações, dependendo da doença e das condições climáticas da região. Raul pretende explicar quais são os tratos culturais para evitar a incidência de doenças. “Vou falar também de nossas pesquisas dentro da área de melhoramento e fitossanidade desenvolvidas na Fazendinha Agroecológica km 47”, complementa o pesquisador.
Com o crescente mercado e o grande interesse por parte inclusive das indústrias de sucos, a produção orgânica não ficará de fora da palestra. Castro explica que muitas fábricas que processam maracujá para suco têm tentado adotar o manejo, mas enfrentam dificuldade no controle de pragas e doenças.
A cultura do maracujá
O Brasil produz pouco mais de 600 mil toneladas de maracujá por ano, segundo o IBGE. No passado, as federações brasileiras chegaram a produzir mais de 800 mil toneladas do fruto. Entretanto, fatores climáticos, dificuldade para acesso a linhas de crédito agrícolas e, principalmente, problemas de fitossanidade contribuíram para o declínio da produção. Por outro lado, consumidores cada vez mais interessados nos aromas e sabores das passifloras (maracujá e outras frutas do mesmo gênero) ampliaram o consumo e fizeram dessa fruta um alimento com alto valor no segmento de varejo.
Agrotins 2020 100% Digital
O evento ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de maio, na plataforma www.agrotins.to.gov.br, com programação ao vivo das 8 às 18 horas, sendo que o conteúdo ficará disponível por 30 dias após o término das atividades.
Sobre o palestrante
Raul Castro Carriello Rosa é pesquisador da Embrapa Agrobiologia (Seropédica/RJ) e integrante do programa da empresa para o melhoramento de passifloras – gênero botânico do qual o maracujá faz parte.
Agrotins apresenta tecnologias sobre produção de ovinos
A edição de 2020 da Agrotins, que será realizada de forma virtual entre 27 e 29 de maio, apresentará soluções tecnológicas da Embrapa sobre sistemas de produção de ovinos de corte. As tecnologias podem ser acessadas a partir da vitrine digital na página especial que a Embrapa criou para o evento (https://www.embrapa.br/
Em destaque, estarão soluções tecnológicas referentes a sistemas de produção para ovinos de corte, uma das demandas mais levantadas por produtores rurais. A gestão da propriedade na ovinocultura será tema de palestra do pesquisador Klinger Magalhães, da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), que poderá ser acessada no dia 27, a partir das 11 horas, no site oficial da Agrotins (https://agrotins.to.gov.br/) .
De acordo com Klinger, a gestão se mostra fundamental em um contexto em que a cadeia da ovinocultura tem buscado se organizar frente ao crescimento da atividade e à expansão do mercado consumidor. Para isso, ele destaca que a produção de ovinos deve buscar instrumentos, práticas e processos gerenciais.
“Isso inclui o levantamento de informações essenciais de dentro e fora da porteira que definirão o desempenho da atividade. Uma das fontes essenciais de informações para a gestão é o acompanhamento dos custos de produção, onde se consegue identificar dados importantes de problemas a serem solucionados, juntamente com os indicadores zootécnicos”, ressalta Klinger.
Segundo o pesquisador, ainda é um desafios a incorporação desse acompanhamento dos custos e indicadores na rotina da propriedade. Como forma de facilitar esta gestão, a Embrapa desenvolveu o aplicativo CIM Custos, uma das soluções tecnológicas que serão apresentadas na vitrine digital da Agrotins. Outras soluções tecnológicas aplicáveis à produção de ovinos de corte que estarão à disposição na vitrine serão: Terminação de Cordeiros em Confinamento, Descarte Orientado de Caprinos e Ovinos, o aplicativo CIM Rebanho e Planilha de Gestão de Custos de Produção para Caprinos e Ovinos.
“São soluções tecnológicas com aplicação ampla para qualquer região produtora de ovinos de corte”, frisa Cícero Lucena, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Caprinos e Ovinos. De acordo com ele, há potencial aplicação para polos como a região do Matopiba – área que envolve parte dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – ou o Centro-Oeste brasileiro. A Agrotins terá a participação de 22 unidades da Embrapa, de todas as regiões do país.
Soluções tecnológicas para ovinocultura na Agrotins
Aplicativo CIM Custos – https://www.embrapa.br/
Terminação de Cordeiros em Confinamento – https://www.embrapa.br/
Descarte Orientado de Caprinos e Ovinos – https://www.embrapa.br/
Aplicativo CIM Rebanho – https://www.embrapa.br/
Planilha de Gestão de Custos de Produção para Caprinos e Ovinos – https://www.embrapa.br/
Serviço:
– Agrotins 2020
– Data: 27 a 29 de maio
– Site oficial: https://agrotins.to.
Gergelim como opção de safrinha é tema de palestra na Agrotins virtual
Gergelim: opção para safrinha no Matopiba” será o tema da palestra do pesquisador Valdinei Sofiatti, da Embrapa Algodão, durante a edição de 2020 da Agrotins, que será realizada de forma virtual entre 27 e 29 de maio. O pesquisador vai apresentar o sistema de cultivo da cultura do gergelim semeado em segunda safra, após a cultura da soja. A palestra abordará desde a escolha da cultivar, plantio, adubação, controle de pragas, doenças e plantas daninhas até a colheita.
“O nosso intuito é apresentar essa cultura como mais uma opção de cultivo em segunda safra no Matopiba. Essa cultura vem aumentando consideravelmente a área no vale do Rio Araguaia, no Estado de Mato Grosso e devido as condições de clima e solo pode ser uma opção também para o Tocantins”, adianta Sofiatti.
A palestra poderá ser acessada no dia 27, a partir das 11 horas, no site oficial da Agrotins.
Além do gergelim, a Unidade também apresentará tecnologias para o cultivo do algodoeiro, como cultivares e recomendações de manejo da cultura. Confira as soluções tecnológicas para o gergelim e algodão na Agrotins:
Algodão branco cultivar BRS 432 B2RF
Algodão branco cultivar BRS 432 B2RF
Recomendações de Cultivo de Plantas de Cobertura para a Semeadura Direta do Algodoeiro
Recomendações de boas práticas agrícolas para a destruição de restos culturais do algodoeiro
Fonte: Assessoria Agrotins e Embrapa