Por Antônio Neves – Colunista Agro
Não há dúvidas que o sertanejo é um estilo musical “tech”. Assim como o agronegócio, os artistas deste ritmo também inovam a cada ano, com novos arranjos e novas melodias que estão em alta no gosto popular. Com o passar do tempo o estilo deixou de ser voltado exclusivamente para o público rural, tornou-se mais dançante e também presente nas baladas urbanas.
Os investimentos na produção em torno dos artistas desta modalidade são gigantescos e tem dado resultado. Atualmente o sertanejo está presente na programação das rádios de todo o Brasil e segundo dados das plataformas de streaming, os hits estão presentes no topo do spotify, Deezer, Youtube e Apple Music, respondendo por 29% das músicas mais ouvidas pelos brasileiros, segundo dados do Kantar/IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística).
Diante da grande aceitação da música sertaneja pelo público em geral, a organização da Agrotins 2021 adicionou lives musicais ao evento, com uma programação basicamente composta pelo ritmo.
Segundo o secretário de Estado da Agricultura Pecuária e Aquicultura do Tocantins, Jaime Café, “a Agrotins é uma marca do Estado do Tocantins, a maior do gênero na região Norte do Brasil. No ano passado em virtude da pandemia pela Covid-19, o Governo do Estado inovou e criou o formato digital, um desafio muito grande. Este ano estamos trabalhando o tema tecnologia 4.0, que consiste em diversas novidades relacionadas à agricultura 4.0, voltadas para o mercado futuro que nós produzimos aqui” afirmou.
No cenário de inovações, o secretario enfatizou que “as lives musicais são uma forma de contemplar os artistas regionais e nacionais que também foram impactados pela pandemia causada pelo novo Coronavírus. Durante a feira na forma física, os artistas se apresentavam nos stands e recebiam pelos shows. As lives incluídas na programação do evento este ano, são uma forma de compensar este segmento que tanto nos acompanha”, disse.
Presença confirmada!
“Eu quero tchu, eu quero tchá…”, quem aí na balada não cantou em alto e bom tom, este ‘hit’ que chegou e inovou o estilo sertanejo? Responsável pelo sucesso, com destaque nacional e internacional, o cantor e compositor Marcelo Martins, agora em carreira solo, é uma das atrações da programação musical da Agrotins 4.0: tecnologia no campo.
Marcelo Martins atualmente reside na Capital tocantinense e embora cante suas obras autorais, elas também estão eternizadas nas vozes de Luan Santana, Victor e Leo, Henrique e Juliano, João Bosco e Vinicius, Bruno e Morrone, Chitãozinho e Xororó, Marcos e Belutti, entre outros.
No ano passado, no Espaço Cultural, em Palmas, o artista executou o projeto, ‘Marcelo Martins In Live’, o qual trouxe interpretações das suas composições conhecidas do grande público. Lágrimas; Na Linha do Tempo; Incondicional; Dez minutos sem você e É você, atual faixa de trabalho do cantor estiveram no repertório.
Em entrevista para a Coluna Agro/Gazeta do Cerrado, Marcelo Martins falou sobre sua participação na live de hoje e dos projetos para a gravação de um novo DVD. Sobre o evento na Agrotins, cantor disse que será um ‘pocket’ musical, com cerca de 40 minutos. “Estou super feliz e ansioso, pois a Agrotins é uma feira reconhecida por todo o Brasil. Não posso deixar de me sentir muito grato e honrado em poder compor a programação dessa primeira live musical histórica”, enfatizou.
Sobre o repertório, o artista explicou que “como a participação é pequena, tivemos que dar uma super enxugada naquilo que normalmente apresentamos nas lives. Preparei, junto com uma banda que montei aqui em Palmas – 100% tocantinense – um repertório que traz os meus sucessos com a Dupla João Lucas e Marcelo. Graças à Deus, em nível internacional, temos mais de quatro músicas de sucesso e eu tenho muito orgulho em poder mostrar isso nessa grande feira agro tecnológica. Além disso, coloquei minhas composições de maior sucesso, que foram gravadas por outros artistas e trouxe alguns ‘modões’, afinal não dá para fazer Agrotins sem trazer modão né?”, disse.
A apresentação do cantor é terceira desta, quarta-feira, 16 e está prevista para as 17h30. Além de Marcelo Martins, haverá as apresentações de Reinaldo Sodré, Marlon e Muriel e a dupla goiana Guilherme e Santiago.