No Banner to display

Agrotins Digital: Feira apresentará resultados da produção da tilápia em tanques-rede no Tocantins

Por Luciane Santana | 22/05/2020

Última atualização em 22/05/2020 19:12

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

A Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2020 100% Digital) apresentará, ao vivo, dia 27, às 10 horas, o resultado técnico-econômico da produção de tilápia, em tanques-rede no Tocantins. Os trabalhos tiveram início, em 2019, no Parque Aquícola localizado no lago Luís Eduardo Magalhães no município de Brejinho de Nazaré, e foram finalizados em março de 2020. A feira digital, com o tema principal “Cerrado Sustentável” ocorre de 27 a 29 de maio, na plataforma Agrotins.to.gov.br.

O resultado dos trabalhos é fruto da parceria realizada entre os governos do Estado, Federal e Municipal com diversas empresas privadas e produtoras de peixes. Os dados mostram os índices positivos para a criação da tilápia, considerando as condições climáticas, zootécnicas e econômicas do Tocantins.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum, disse que é um avanço o resultado deste trabalho, pois mostra que o Tocantins tem excelente capacidade para a produção da tilápia, espécie muito consumida em todo Brasil e no mundo. “Na plataforma da Agrotins.to.gov.br, será mostrada essa vocação que o Estado possui para a criação dessa espécie, altamente produtiva e fácil manejo. Consideramos uma grande conquista, nós temos excelentes técnicos extensionistas, linhas de créditos disponíveis, o que precisamos agora é somarmos esforços, seja em cooperativas, associações e comunidades produtivas para a criação da tilápia”, argumenta.

“A apresentação mostrará os índices da lucratividade da criação da espécie que apontou, entre 30 a 37%, de acordo com o valor de venda a excelente qualidade da água do lago, com variações de temperatura entre 28C° e 32C°, perfeitas para a criação das tilápias”, disse o zootecnista da Seagro, Thiago Tardivo.

Jornalista Mauro Zafalon falou dos desafios em realizar feiras agrotecnológicas no atual cenário e cita Agrotins como exemplo

Os olhos do agronegócio estarão voltados para a Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2020 100% Digital) que ocorrerá nos próximos dias 27, 28 e 29 de maio por meio da plataforma www.agrotins.to.gov.br. A Feira na opinião do colunista Mauro Zafalon, será o grande teste do setor quanto à forma de se reinventar em tempos da pandemia da Covid-19.

Na coluna “Vaivém das Commodities”, assinada por Mauro Zafalon e publicada nessa quinta-feira, 21, no portal Folha de São Paulo, o jornalista cita que, em virtude da pandemia, a maior feira agrotecnológica da região Norte teve que ser cancelada na forma presencial.

“Não se intimidaram e vão fazer a primeira feira digital do país, aos moldes da tradicional, mas sem a participação física do público e das empresas. A indústria estará mostrando as suas máquinas e as novas tecnologias, as palestras ocorrerão normalmente e o produtor poderá acompanhar o resultado das pesquisas de produtos como soja, milho e arroz, entre outros, em um dia de campo. Tudo virtual”, ressalta o colunista.

Marco para o Matopiba

Ouvido pela coluna, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, reitera que o evento não poderia deixar de acontecer. “A região não poderia ficar sem essa feira agrotecnológica que se tornou um marco de novas tendências para o Matopiba . Estamos em uma área privilegiada, bem no centro do país, e com fácil acesso de produtores de vários estados”, afirmou o secretário, lembrando que, em 2019, a Agrotins foi a 6ª maior feira do país em negociações, atingindo R$ 2,5 bilhões.

Na prática, a Agrotins 2020 100% Digital, o produtor terá contato com empresas e bancos via digital e fará negociações por meio do computador, tablet ou celular. “O agricultor escolhe o equipamento que necessita entre as diversas empresas que participam da feira, opta pelo mais conveniente e leva sua proposta para os bancos, que também estarão no evento. Mas tudo digital. Basta o agricultor escolher a mídia que estiver acessível para fazer negócios”, explica César Halum.

A Agrotins 2020 100% Digital inicia a partir das 8 horas do dia 27, quando o produtor terá acesso a máquinas, insumos, palestras e até passeios virtuais pela feira na internet. Nos três dias de Feira, haverá programação ao vivo das 8 às 18 horas, mas o conteúdo ficará disponível por mais 30 dias após o término do evento.

Tendência

Mauro Zafalon aposta que um dos efeitos da pandemia no agronegócio é que a tecnologia ocupará cada vez mais espaço no sistema atual de promoção de feiras agrotecnológicas.

Sobre a Agrotins 2020 100% Digital, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass), Luciano Vacari, disse ao colunista “Vai ser uma inovação e tem tudo para dar certo.”

Já o diretor da Tempo Comunicação & Eventos, Eduardo Buitron, disse à Coluna que as coisas vão mudar. “O barateamento de encontros online corporativos, o cumprimento de horários e o ganho de tempo dos participantes, que não precisam se submeter a viagens, vão determinar uma nova relação no agronegócio.”

A coluna poder ser conferida neste link Vaivém das Commodities”.

Fonte: Secom

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim - @MajuCotrim
[email protected]

Diretor Geral (CEO): Marco Aurélio Jacob - @MarcoJacobBrasil
[email protected]

Presidente do Conselho Deliberativo: Stênio Jacob

Expediente

Sub Editor: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Colaborador: Fagner Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Contabilidade: Júnior Goes

Juridico: Jacqueline Paiva

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 984-571-004
[email protected]

Institucional (63) 981-159-796 (Marco Aurélio)
[email protected]