Agrotins Digital: Saiba mais sobre Agricultura de Baixa Emissão de Carbono

Por Gazeta do Cerrado | 22/05/2020

Última atualização em 22/05/2020 16:27

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Com o objetivo de incentivar os produtores rurais a adotarem práticas agrícolas sustentáveis, promovendo a segurança alimentar e ao mesmo tempo preservando o meio ambiente,  com a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera, o Governo do Tocantins desenvolve, em todo o Estado, a Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, mais conhecido como Plano ABC.

Por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins ( Ruraltins), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa),  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)  e demais parceiros, as tecnologias apoiadas pelo ABC são aplicadas por um grupo de técnicos capacitados, sendo os extensionistas do Ruraltins os responsáveis pela condução da maioria das Unidades de Referência Tecnológica implantadas nos municípios tocantinenses.

Leia: O Campo não para: Carlesse anuncia estrutura e novidades da Agrotins Digital inédita no país

Localizada na zona rural de Palmas, no Vão do Lajeado, a Fazenda Mãe Maria, do produtor Waldemir Justino Mendes, é uma dessas propriedades rurais. Assistida pela zootecnista Rosiane Aires da Luz, vem alcançando melhorias significativas na pastagem com as técnicas do pastejo rotacionado, denominado Balde Cheio, dentro do Plano ABC/Leite.

Há dez meses o produtor recebe o nosso acompanhamento, visando a otimização da pastagem para o desenvolvimento da pecuária leiteira. No início,  fizemos o diagnóstico para saber o que seria implantado e de que forma. Como na propriedade o capim Brachiara já estava consolidado, resolvemos mantê-lo, planejando a recuperação da pastagem com calagem e adubação. A área escolhida para isso foi 0,8 hectare, onde implantamos o sistema de piquetes para a pastagem. Paralelo a esse trabalho, em outra parte da propriedade, em uma área de 0,3 hectare, entramos com a cana de açúcar, que servirá de nutrição para os animais, pois enriquecida com a ureia se torna uma boa opção de alimentação no período da seca, reduzindo custos na propriedade”, explica a técnica.

Leia também: Atraia boas vibrações com as cores das flores e suas simbologias

Os investimentos iniciais na propriedade já são perceptíveis, conforme relata o produtor Waldemir Justino.

Seguindo as recomendações, o capim melhorou muito se compararmos como era antes e agora. O manejo dos animais também está mais fácil, pois o pasto ficou perto de casa. Fizemos 28 piquetes que já apresentam resultados. O meu objetivo inicial não é aumentar tanto a produção de leite, mas sim diminuir os custos e manter a produção na seca, por isso esse projeto é o ideal. Estou muito satisfeito com os resultados até agora”, avalia o produtor.

O Ruraltins por meio do Convênio Plano ABC vem realizando capacitações modulares e de maneira contínua com o principal objetivo de termos técnicos extensionista qualificados que possam levar ao produtor uma assistência de excelência. Os resultados já surgem quando vemos a propriedade avançando em termos de gestão de dados, otimização do uso das áreas e aumento da produtividade”, ressalta Marla Guedes, engenheira florestal e coordenadora do Plano ABC, no Ruraltins.

Balde Cheio

O Balde Cheio é um projeto de transferência de tecnologia em pecuária de leite liderado pela Embrapa e executado em parceria com diversas instituições em vários estados do país. No Tocantins, foi retomado em 2019 e periodicamente conta com capacitações teóricas e visitas de acompanhamento em propriedades rurais.

Plano ABC

O Tocantins atualmente é referência nacional na aplicação das práticas do Plano ABC, que é composto por sete programas, seis deles referentes às tecnologias de mitigação, e ainda um último programa com ações de adaptação às mudanças climáticas tais como: Recuperação de Pastagens Degradadas; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs); Sistema Plantio Direto (SPD);  Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN); Florestas Plantadas; Tratamento de Dejetos Animais  e Adaptação às Mudanças Climáticas.

A abrangência do Plano ABC é nacional e seu período de vigência é de 2010 a 2020, sendo previstas revisões e atualizações em períodos regulares não superiores há dois anos, para readequá-lo às demandas da sociedade, às novas tecnologias e incorporar novas ações e metas, caso se faça necessário.

Agrotins Digital

O trabalho desenvolvido na Fazenda Mãe Maria será uma das ações desenvolvidas pelo Ruraltins e parceiros a fazer parte da programação da Feira Agrotecnológica do Tocantins – Agrotins 2020 100% Digital. Com o tema Cerrado Sustentável, esse grande evento ocorrerá entre os dias 27 e 29 de maio.

A Agrotins é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), e parceiros, dentre eles o Ruraltins, que juntos preparam uma vasta programação para os três dias de evento. Serão mais 40 horas de programação ao vivo com palestras, workshops e leilões virtuais.

Para conferir as experiências de sucesso basta acessar a plataforma www.agrotins.to.gov.br e se inscrever, que diariamente serão compartilhados conteúdos voltados para a Agrotins 2020.

Mais informações sobre o Plano ABC podem ser obtidas nos escritórios do Ruraltins ou pelo telefone 3218.3143, na sede central em Palmas.

fonte: Secom

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim - @MajuCotrim
majucotrim@gazetadocerrado.com.br

Diretor Geral (CEO): Marco Aurélio Jacob - @MarcoJacobBrasil
marcojacob@gazetadocerrado.com.br

Presidente do Conselho Deliberativo: Stênio Jacob

Expediente

Sub Editor: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Colaborador: Fagner Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Contabilidade: Júnior Goes

Juridico: Jacqueline Paiva

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
portal@gazetadocerrado.com.br

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 984-571-004
comercial@gazetadocerrado.com.br

Institucional (63) 981-159-796 (Marco Aurélio)
marcojacob@gazetadocerrado.com.br