A feira Agrotecnológica do Tocantins não é espaço apenas para as grandes marcas e expositores. Na Agrotins 2024, os pequenos produtores e artesãos de diferentes lugares do Tocantins e estados vizinhos também ganham atenção e visibilidade na exposição de seus produtos. A Gazeta encontrou em meio a tantas histórias a do Evandro Homero, morador de Palmas e que hoje enxerga na madeira uma forma divertida de viver e dar forma à imaginação.
Logo na entrada da feira, um pequeno estande do lado esquerdo, cheio de brinquedos, chama a atenção não apenas da criançada. É impossível não perceber a riqueza do detalhe de cada peça montada com muita paciência e talento. São miniaturas de caminhões, motos, carros de passeio e principalmente, tratores. “Comecei isso como brincadeira, apenas para me distrair. Foi ficando sério, busquei cursos na internet e passei a aprimorar as miniaturas. Hoje consigo comercializar, não vivo disso já que sou aposentado”, disse o artesão.
O artesão contou também que a primeira peça que ele construiu há quatro anos foi uma moto e depois passou a admirar os tratores. Em visita a Agrotins no ano passado, ficou encantado com um modelo de trator, resolver tirar uma foto e a ideia saiu do imaginário. O modelo em miniatura de madeira é um dos preferidos de quem visita o estande. “Minha ideia seria mais vender para as concessionárias, empresas do ramo de tratores. Isso aqui no escritório fica muito bonito, ou até presentear o cliente fazendeiro quando compra o trator. Todo mundo gosta”, completou.
E não faltam opções na oficina do Evandro. A máquina colheitadeira com muitos detalhes em cada peça também já ganhou dono no primeiro dia. Conseguiu vender para um advogado que atende clientes do agronegócio. Miniaturas de motos de alta cilindrada, caminhões e carretas também estão entre as especialidades dele que pretende faturar mais. “Queria poder vender mais, para mim já é uma conquista muito grande estar aqui. Fazer esse brinquedos me deixa mais vivo, é uma terapia”, finalizou.