Chegando à sua 11ª edição, o Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), principal evento de fomento à gastronomia regional na Capital, lançou, na manhã desta segunda-feira, 10, o edital de regulamento do evento deste ano, que será realizado entre os dias 07 a 10 de setembro, em Taquaruçu. As inscrições serão realizadas do dia 25 de maio a 02 de junho.

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A temática do FGT é a valorização dos ingredientes culinários regionais e a criatividade na elaboração dos pratos, os quais obrigatoriamente devem conter ingredientes típicos da culinária tocantinense. O evento, além da gastronomia, terá shows artísticos e outras atrações e novidades a serem anunciadas próximo ao evento.

 

O presidente da Agtur, Cristiano Rodrigues, ressalta importância do FGT como impulsionador do turismo na Capital. “O Festival já virou um instrumento de divulgação da cidade, e agora com uma data fixa, que é o feriado da semana da pátria, as pessoas podem se organizar e vir, e por onde tenho andado no Brasil tenho ouvido falar no FGT, sempre de forma bem positiva”, ressaltou o gestor.

 

Rodrigues também destacou as alterações para a realização do FGT este ano, principalmente na inclusão de uma nova categoria. “Temos visto que em Palmas tem crescido o número de trailer/ food truck, e por isso acrescentamos esta categoria para incentivá-los a trabalhar com os nossos ingredientes regionais fomentando cada dia mais a nossa gastronomia”, disse Rodrigues.

 

A presidente da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), Ana Paula Setti, instituição parceira do evento, ressalta a importância do evento na consolidação da gastronomia da cidade. “Somos parceiros do evento por acreditar que ele vem e muito agregar para a nossa gastronomia”, ressaltou a presidente.

 

Novidades 2017

 

A novidade para esta edição foi a inclusão da categoria “Trailer/ Food Truck”.  Nesta categoria Trailer/Food Truck, os participantes poderão concorrer com Comidinhas Salgadas (sanduíches, pamonhas, salgados, tapiocas, crepe, pastel, tortas em geral, pizza, cuscuz e similares) e Pratos Doces.

 

Todos os participantes deverão concorrer com uma receita, em apenas uma das quatro categorias, sendo estas distribuídas em 15 vagas para Comidinhas Salgadas, 15 para Pratos Salgados, 12 para Pratos Doces e oito para Food Truck. Neste ano, outro diferencial é que todas as receitas inscritas dentro das normas do edital serão conduzidas para a etapa de degustação. O preparo dos pratos será avaliado por profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas para seleção dos 50 melhores que participarão do festival.

 

Quanto à premiação, este ano houve acréscimo de mil reais aos primeiros colocados, a fim de motivar os participantes a buscarem a primeira colocação. Para isso, foram divididos da seguinte forma: 1° lugar – R$ 6 mil, 2° lugar – R$ 2 mil, 3º lugar – mil reais, sendo desta forma as quatro categorias do festival.

 

Este ano os pratos serão comercializados pelos seguintes valores, conforme suas categorias, as Comidinhas Salgadas poderão ser comercializadas de R$ 8 a R$ 10,00, os Pratos Salgados de R$ 8 a R$ 12,00, os Pratos Doces de R$ 7 a R$ 9, e para Food Truck de R$ 8 a R$ 10,00.