Uma força-tarefa continua combatendo os incêndios na serra do Lajeado nesta segunda-feira, 6. Dois novos focos surgiram neste final de semana e equipes do Corpo de Bombeiros estão atuando no local. Para dar apoio aos militares, um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) sobrevoa o local. A aeronave precisou coletar água de um tanque de peixes de uma propriedade rural para levar até o ponto principal da queimada.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, durante a ação uma equipe chegou a contornar a serra e abrir uma trilha no meio da mata fechada, mas foram impedidos ao se aproximarem de uma cachoeira com mais de cinco metros de altura.

Em um ponto da mata o fogo se alastrou em um paredão e os bombeiros não conseguiram mais avançar. Os agentes então desceram a serra e começaram a dar suporte para a equipe da Ciopaer.

Com a autorização de um proprietário rural da região, a equipe de Operações Aéreas começou a captar água de um tanque de peixes para levar até os pontos onde os bombeiros não conseguiram alcançar.

Pelo menos 20 lançamentos com o ‘helibalde’ foram feitos. Mesmo assim as chamas não foram controladas até o início da tarde. Equipes de combate continuam no local.

Fonte: G1 Tocantins