Candidato a prefeito pelo Podemos, Alan Barbiero comemorou, nesta segunda-feira, 5 de outubro, o aniversário de 32 anos do Tocantins. Para o candidato, que está em plena campanha na cidade com várias reuniões por dia e apresentando as suas propostas, é imensurável a melhoria na qualidade de vida da região desde que deixou de ser Norte de Goiás.

O Tocantins é um Estado jovem, que precisa avançar rumo ao fortalecimento o de sua economia, atraindo e indústria e reduzindo, aos poucos, a dependência total do poder público. Temos algo muito semelhante aqui em Palmas e o nosso projeto eleitoral propõe mudar essa realidade com fortalecimento da iniciativa privada, ao mesmo tempo em que a prefeitura atua diretamente na melhoria da cidade, como ocorreu com sucesso nas administrações de Ronaldo Dimas do Podemos em Araguaína nos últimos oito anos”, destacou Alan Barbiero, ao ressaltar que um dos motivos para a melhora de todos os indicadores do Tocantins é a educação.

Segundo o candidato, nenhum povo consegue avançar sem investimentos fortes e contínuos na educação. “A educação é a base de qualquer sociedade. Países devastados na Segunda Guerra Mundial como Alemanha e Japão hoje são potências do planeta porque investiram pesada em educação e tecnologia”, ressaltou Alan Barbiero.

O candidato do Podemos lembra que 15 anos após a criação do Tocantins ele pode comandar o processo de implantação e instalação da UFT (Universidade Federal do Tocantins), após passar no primeiro concurso público da instituição, e logo após foi reitor por oito anos. Durante esse período, Alan viu 12 mil alunos se formaram. “Para mim, é um orgulho enorme ter contribuído diretamente com a melhoria de vida de tantas e tantas pessoas. São milhares de famílias que passaram a ter um integrante com curso superior, muitas delas pela primeira vez na história, e com isso tiveram acesso uma renda maior quando entraram no mercado de trabalho”, ressaltou Alan Barbiero.

 

Podemos

Para o coordenador da área de Educação do Podemos, George França, não resta dúvida dos legados deixado por Alan Barbieiro na UFT. “Foram sete campi consolidados, dezenas de cursos de graduação construídos em conjunto com a comunidade acadêmica, um conjunto enorme de projetos de extensão universitária que com o apoio da sua gestão chegaram aos cantos mais remotos das cidades do nosso estado do Tocantins”, lembrou George França, que é doutor em educação.

De acordo George França, Alan Barbiero é o único candidato que representa de verdade a educação em Palmas e tem todo o legado deixado nas suas duas gestões da UFT. “Outros candidatos tiveram ações modestas centradas em um projeto específico e não se comparam a atuação de Alan enquanto professor e gestor da maior instituição de ensino do Tocantins. Se os professores, alunos, pessoas ligadas à educação procuram um candidato preparado e com história de verdade na área de educação, esse é professor Alan Brabiero”, salientou.

 

Centro de Tecnologia

Dentre as várias propostas para área de educação e inovação do candidato Alan, uma de destaque é a criação do Centro de Tecnologia para desenvolvimento de startups, a ser implantado nas proximidades da Ulbra e Universidade Católica do Tocantins.

Para Alan, Palmas pode ser referência na área de startups, desde que tenha uma política pública eficiente para isso. “Esse é o novo modelo de negócio no mundo e nós temos que ensinar os nossos jovens a saber trabalhar nele”, ressaltou Alan.

Fonte/Foto: assessoria – divulgação