A Defesa Civil de Santa Rosa do Tocantins alertou nesta terça-feira (26) para o risco de rompimento da barragem das Cangas. A estrutura fica na zona rural da cidade, perto de um povoado onde moram cerca de 200 famílias. Os reservatórios na região estão sendo monitorados após o rompimento da barragem mansidão, no último sábado (23).
Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Adilson Pereira do Nascimento, a estrutura é da Agência Tocantinense de Saneamento e foi construída há cerca de três anos. Elas foram construídas para represar a água da chuva e têm cerca de cinco mil metros.
“Na região de Cangas, na barragem do córrego de Cangas, o risco é maior. Lá tem vidas, tem moradores que moram abaixo, em propriedades lá próximas a esta barragem”
A cidade ainda está assustada com o ocorrido no fim de semana. Alguns moradores ainda contam os prejuízos. “Tomei prejuízo, minhas coisas também acabou tudo, meus pés de limão, porque a água entrou no quinta lá”, diz João José Gonçalves.
A ATS disse que as barragens são do programa Água para Todos e foram construídas em parceria com o Governo Federal. Informou que uma vistoria constatou problemas nas estruturas e que a empresa responsável pela obra foi notificada duas vezes em 2018 para fazer os reparos. Como o serviço não foi realizado, disse que está tomando providências jurídicas contra a empresa.
Uma nova vistoria na barragem da Cangas está prevista para esta quarta-feira (27).
Barragem rompeu na zona rural de Santa Rosa do Tocantins — Foto: Defesa Civil/Divulgação