O alerta de tempestades que está em vigor desde a tarde da última quarta-feira (29) para o Tocantins segue ativo em todas as regiões do estado. A previsão do tempo é de chuvas fortes ao longo da semana em várias cidades. As tempestades de verão têm gerado transtornos e prejuízos em várias cidades do estado.

Na semana passada, uma motociclista chegou a ser arrastada por uma enxurrada na saída de Gurupi, no sul do estado. Em outro bairro da cidade, ruas ficaram alagadas. O acumulado de chuvas em 24 horas chegou a 56 milímetros, o normal para até três dias nesta região.

Dianópolis, na região sudeste, também teve problemas. A cidade entrentou a pior tempestade do ano, com 88 milímetros de chuva em seis horas, volume normal para até duas semanas naquela região do estado. Ruas alagaram e vários motoristas ficaram ilhados pela cidade.

chuva

O alerta que o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu para o Tocantins é amarelo e significa perigo potencial. Existe risco de queda de árvores, alagamentos e cortes de energia na região. Quem mora nas cidades da lista deve evitar se abrigar debaixo de árvores, desligar os aparelhos elétricos e estacionar carros longe de placas de propaganda. São esperados ventos de até 60 km/h e chuvas de até 50 milímetros, o normal para uma semana neste período.

Também há risco de queda de raios entre domingo (2) e quarta-feira (5). Além do Tocantins, há alertas de tempestades para o norte do Mato Grosso e todas as regiões de Roraima.