Equipe Gazeta do Cerrado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas em 25 municípios do Tocantins nesta segunda-feira, 16. Existe risco de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Segundo o instituto, os avisos são principalmente para regiões do Jalapão, Norte Tocantinense, Sudeste Tocantinense, em destaque para os municípios de: Almas, Araguaína, Aurora Do Tocantins, Babaçulândia, Barra Do Ouro, Campos Lindos, Centenário, Dianópolis, Filadélfia, Goiatins, Itacajá, Lavandeira, Lizarda, Mateiros, Novo Acordo, Novo Jardim, Palmeirante, Ponte Alta Do Bom Jesus, Ponte Alta Do Tocantins, Porto Alegre Do Tocantins, Recursolândia, Rio Da Conceição, Rio Sono, São Félix Do Tocantins e Taguatinga.

O INMET ainda orienta que:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).