O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu um alerta de tempestades com grau de perigo para todas as regiões do Tocantins nesta segunda-feira (10). Segundo a previsão, são esperados até 100 milímetros de chuva e ventos intensos, o que pode causar corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O estado tem enfrentado uma intensificação no efeito das chuvas desde o meio de março, causando danos significativos em diversas áreas. Moradores tiveram que sair de casa após bairros de Araguanã serem inundados e grandes alagamentos também vêm sendo registrados em Palmas, Araguaína e Gurupi.
No sul do estado, cerca de 30 mil toneladas de arroz foram perdidas após a zona rural de Lagoa da Confusão ficar debaixo d’água. As três principais cidades do estado devem continuar a receber chuvas durante toda a semana.
Diante disso, é recomendado que as pessoas não se abriguem próximo de árvores em caso de rajadas de vento e não estacionem veículos próximo de torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado que os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia sejam desligados se possível. Em caso de emergência, a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) devem ser acionados.