Unidade de Pronto Atendimento de Gurupi (UPA) – Foto – Divulgação
Lucas Eurilio
É iminente o colapso na rede hospitalar publica do Estado por consequência do Covid-19. Nesta quinta-feira, 11, seis hospitais que atendem pacientes com coronavírus estão com todos os leitos de UTIs lotados e a situação segue crítica com 1.221 novos casos confirmados. Alerta máximo em Gurupi, região sul do Tocantins.
Na Capital da Amizade uma nova preocupação! A diminuição de oxigênio na Unidade de Pronto Atendimento (UPA – Gurupi) fez com que alguns pacientes em estado mais grave fossem transferidos para o Hospital Regional – com 100% das UTIs ocupadas – Veja aqui taxa de ocupação.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) explicou que a medida foi necessária porque o fornecedor não tem conseguido realizar a entrega dos cilindros, que são comprados numa empresa em Goiânia (GO).
A Semus ressaltou que mesmo internados no Hospital Regional, o município segue acompanhando e auxiliando a equipe no tratamento dos pacientes. (Confira a nota na íntegra no final da matéria)
MP cobra explicações
Nota na íntegra
A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi esclarece que como medida preventiva alguns pacientes em estado mais grave que estavam em observação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram encaminhados ao Hospital Regional de Gurupi devido uma diminuição de oxigênio. A medida foi tomada em razão do fornecedor ainda não ter conseguido fazer a entrega do material, pois a empresa em Goiânia está com uma demanda alta de distribuição de oxigênio.
A secretaria ressalta que os pacientes que estão no HRG permanecem recebendo o auxilio da assistência da equipe municipal, como por exemplo, com o uso de respiradores da Secretaria Municipal. Todos os pacientes estão recebendo os cuidados nas enfermarias.
A Secretaria ressalta que o momento é grave e por esse motivo é importante a população cumprir as normas sanitárias, manter o distanciamento social, evitar aglomerações para que a circulação do vírus diminua.