Jesica Maldonado – Gazeta do Cerrado

 

A Secretaria de Estado da Saúde informa que pode haver a possibilidade de desabastecimento do estoque de sangue da Hemorrede-TO. A consequência da greve dos caminhoneiros afetou também a logística de transporte das amostras de sangue, a Rede Estadual está em alerta, com isso a Secretaria adotará um plano de contingenciamento, priorizando demandas de urgência e emergência.

O plano vai priorizar as demandas de urgência e emergência, garantindo assim a assistência Hemoterápica. O estoque regulador de Hemocomponentes encontra-se dento dos limites normais, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

A Sesau informa que devido a situação atual, houve uma redução significativa nas doações de sangue, logo a solicitação da Secretaria é solicitar aos doadores que compareçam para assim regular os estoques, um ato voluntário que salva vidas, procure o Hemocentro mais próximo e faça a doação.

Doe em qualquer unidade Hemorrede do estado, a unidade precisa de todos os tipos de sangue para atender pacientes de urgência em todo Tocantins. Escolha uma das 14 unidades de coleta, os doadores devem estar saudáveis e apresentar documento de identidade com foto e não é permitido o uso de bebida alcoólica na noite anterior.

As unidades em Palmas, funcionam no Hospital Geral de Palmas (HGP) e no Hemocentro coordenador; nas agências transfusionais dos hospitais regionais de Paraíso do Tocantins, Gurupi, Dianópolis, Arraias, Miracema, Pedro Afonso, Guaraí,  e Xambioá;  nas agências transfusionais dos hospitais municipais de Colinas do Tocantins e Tocantinópolis, e no Hospital e Maternidade Dom Orione, em Araguaína.