Foto: Aldemar Ribeiro

Foto: Aldemar Ribeiro

Chegou a vez do Tocantins brilhar na televisão. A equipe da Gazeta do Cerrado passou essa segunda (23) e terça-feira (24) em expedição ao Jalapão. São quase 400 quilômetros da Capital, e seis horas de viagem, pois a estrada é principalmente composta por panelões de areia que tornam a viagem perigosa e dolorosa. As queimadas também tomam conta da região. São campos e mais campos consumidos pelo fogo.

Em entrevista à Gazeta do Cerrado, a moradora Maria Júlia, diz que eles sofrem muito com a falta de asfalto na região. “ isso complica muito o acesso à cidade. Se a gente sofre, imagina os turistas que vêm de fora”, frisou.

Indagada em relação às queimadas na região, ela conta que sempre há fogo, mas a comunidade é atenta e sempre ajuda os brigadistas a apagarem as chamas.

O prefeito de Mateiros, Pastor João Martins (PTN), está confiante que com toda essa visibilidade, o governo olhe para o Jalapão com outros olhos. “Estamos tentando trazer projetos para cá. Não queremos ficar só nessa novela. Praticamente a gente não tem nada. Quem vem aqui vê, não precisa nem a gente falar. Mas eu to apostando que chegou o momento do governo olhar para isso aqui com bons olhos. Entender que isso aqui (Mateiros) é um potencial pro Estado do Tocantins, pro Brasil. E entendemos hoje, em morar aqui, que já perdemos muito, deveria estar bem mais adiantado isso aqui, mas para tudo tem um momento, tem a hora”, afirma.

Foto: Aldemar Ribeiro

Foto: Aldemar Ribeiro

João complementa dizendo que agora chegou o momento do Jalapão. “Agora chegou o momento! Com esse impulso aí das pessoas. Com as gravações da novela, com os empresários que estão mudando para cá investir aqui. Já temos alguns projetos de pavimentação. Chegou momento de sair desse isolamento. A demanda é grande, mas cremos que as coisas vão mudar”.

A vice-governadora Claudia Lélis (PV), esteve em Mateiros para acompanhar a estreia da nova novela da Rede Globo, O Outro Lado do Paraíso. Questionado sobre a péssima infraestutura asfáltica da região, ela afirmou que os recursos estão encaminhados e de que a pavimentação da estrada vai sair, por meio do Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Até lá, o acesso ao município será feito com o maquinário do Estado e recursos do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS). “A gente entende a situação é não tira a razão das pessoas que reivindicam, mas estamos emprenhados em resolver a situação” afirmou a vice-governadora.

Asfalto

 

Foto: Aldemar Ribeiro

Foto: Aldemar Ribeiro

Em anúncio nesta terça-feira, 25, o governo do Tocantins, garantiu que o processo licitatório para os estudos ambientais para para a implantação de 200 quilômetros de rodovias na região para 2018.