O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) informa, por meio da do seu Sistema Integrado de Operações (SIOP), que do dia 1º de janeiro até 10 de julho de 2018 foram registrados, ao todo, 22 óbitos por afogamento no Estado. O corpo de homem foi encontrado, neste domingo, 15, por volta das 9h30, boiando na Praia da Graciosa, em Palmas, provavelmente também por afogamento. Mas, somente laudo o Instituto Médico Legal (IML) poderá confirmar a causa da morte.

Somente em junho nove (9) pessoas afogaram-se em diversos rios tocantinenses e quatro (4) nesses 11 primeiros dias de julho, mês de férias e de maior frequência das pessoas nas praias do Tocantins. Uma vítima que se afogou, em Araguatins, região norte do Estado, está hospitalizada em estado grave no município de Imperatriz – MA.

Ainda de acordo com SIOP, de janeiro até julho, deste ano, as cidades que mais tiveram óbitos por afogamento foram São Sebastião do Tocantins, extremo norte do Estado, e Porto Nacional, ambas com 3 mortes cada uma.  A média de morte por afogamento, no Tocantins, chega a 70 por ano.

Piranhas

Somente um caso de ataque de piranhas foi registrado, até agora, pelo CBMTO, na Praia de Porto Real em Porto Nacional, nesse fim de semana.

Guarda-vidas

Segundo o SIOP, 134 guarda-vidas, atuam, em 39 praias de 34 municípios do Tocantins. Desses 134, 109 são guarda-vidas civis contratados pelas próprias prefeituras e 25 guarda-vidas do CBMTO.

2017

 

No mesmo período de 2017, 1º de janeiro até 10 de julho, foram contabilizados pelo CBMTO um total de 10 óbitos por afogamento.

Dicas para aproveitar o período de veraneio de forma segura:

Área segura

 

Evite tomar banho em áreas desconhecidas. Escolha praias sinalizadas e com a presença de guarda-vidas.

Atenção com as crianças

 

Em uma praia, jamais perca as crianças de vista, pois em poucos segundos de distração seu filho pode se afogar. É importante que sempre estejam usando um colete salva-vidas.

Bebida e comida

 

Ao consumir bebida alcoólica ou alimento de difícil digestão, jamais entrar na água para nadar.

Embarcações

 

Ao utilizar embarcações, observe se não está superlotada, sempre use colete salva-vidas, principalmente, se não souber nadar ou nadar mal; embarcações têm grande potencial para múltiplos afogamentos.

Afogamento

 

Se estiver se afogando, mantenha a calma, tente flutuar e acene por socorro. Se for socorrer alguém que já esteja se afogando, não se lance na água para salvá-la, forneça objetos flutuantes e chame por socorro.

Acampamentos

 

Se optar por acampamentos ou locais sem guarda-vidas, se antecipe aos afogamentos, leve uma boia amarrada a uma corda.