O Jornal Nacional abriu a edição deste sábado, 19, com uma reportagem mostrando o alerta máximo para as queimadas no Estado.

O Tocantins  já registrou 8.601 queimadas sendo o 5º estado que mais queima no país.

A reportagem mostra produtores relatando os prejuízos com as queimadas. O jornal mostrou ainda a queimada que atingiu a zona rural de Pequizeiro, no interior do Tocantins, se espalhou rapidamente por várias propriedades nos últimos dias. Além dos danos ao meio ambiente, o fogo também causou prejuízos aos pequenos produtores

Das 139 cidades quase metade não tem brigadas de incêndio.

Os órgãos fazem uma força tarefa com ajuda inclusive do Exército para combater os focos de queimadas principalmente nos arredores de Palmas.

Cantão

No Parque Estadual do Cantão, a queimada dura sete dias. Nesta sexta-feira (18) as tropas do Exército saíram de Palmas para reforçar o combate ao fogo. O helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas do Tocantins sobrevoa as áreas mais atingidas jogando água.
Segundo a Defesa Civil do Tocantins, os incêndios são criminosos provocados pela ação sem controle do homem. O Ministério Público Estadual está investigando.