Alerta! Número de raios que caíram no Tocantins este ano é impressionante

Por Gazeta do Cerrado | 12/11/2020

Última atualização em 12/11/2020 11:54

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Raios no Tocantins – Foto – Energisa/Divulgação

O Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo: a média é de quase 78 milhões de descargas elétricas por ano. Em 2019, mais de 2,1 milhões de raios caíram no Tocantins. Até o final de outubro, em 2020, a marca já chegou a 1,5 milhão. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Além dos raios, as chuvas também são marcadas por fortes ventos, aumentando o risco de acidentes com a rede elétrica e causando oscilações de energia.

“A energia elétrica é algo tão comum no nosso dia a dia que às vezes temos a falsa impressão de que não há perigo. Porém, quando utilizada de forma indevida, pode causar danos irreversíveis e até acidentes fatais. Por isso, caso se depare com cabos rompidos ou outras situações na rede de energia, como árvores e objetos em contato com a rede elétrica, não se aproxime e entre em contato com a Energisa imediatamente. Enviaremos uma equipe técnica especializada que, de forma segura, vai solucionar o caso”, afirma gerente de Operação da Energisa Tocantins, Guilherme Damiance.

Ao perceber a aproximação de temporais, retire da tomada e desconecte os cabos ligados aos aparelhos eletrônicos. Evite contato com objetos metálicos que estejam ligados à eletricidade, como fogões e geladeiras. Evite utilizar telefone com linha durante uma tempestade. Também se afaste de tomadas, janelas e portas metálicas. Outra coisa: não é recomendado o uso de chuveiro, secador ou chapinha, entre outros.

A administradora Morgana da Costa Lehr sempre se preocupa em desligar todos os equipamentos durante as chuvas. “Sempre que começa a chover, corro para tirar tudo da tomada. Dessa forma eu me sinto mais segura e fico despreocupada quanto a qualquer eventual prejuízo”, conta.

Para ajudar a garantir a sua segurança e da sua família, a Energisa reuniu algumas dicas preventivas para dias chuvosos:

 Quando estiver em casa, evite manusear aparelhos elétricos com as mãos molhadas ou pés descalços e tocar nas partes metálicas dos objetos, prevenindo o risco de choque. Essa dica vale para qualquer período do ano, mas em dias de chuva a recomendação é ter mais atenção.

 Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela. As paredes podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos, causando danos aos aparelhos.

 Não faça manutenções quando estiver chovendo. Em telhados, existe o risco de ser atingido por raios e, em equipamentos elétricos ligados à tomada, há chance de choque elétrico. Em caso de alagamento, curto-circuito ou princípio de incêndio dentro de casa, desligue imediatamente o disjuntor.

Orientações de segurança na rua:

– Se estiver na rua e começar a chover, fique longe de campos de futebol, piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados. Evite encostar em grades e objetos metálicos, não se abrigue em lugares descampados, próximo de postes ou embaixo da fiação elétrica. Esses locais se tornam perigosos por causa do risco de descargas elétricas naturais, como raios.

– Se observar fios caídos, objetos ou pessoas em contato com a rede elétrica, galhos ou árvores entre a fiação, não se aproxime e ligue imediatamente para Energisa.

– Se, devido à ventania, observar algum objeto que foi arremessado na rede elétrica, como placas, árvores, entre outros, não se aproxime ou tente afastar a fiação. Entre em contato com a Energisa e aguarde em local seguro, longe dos fios.

Canais de Atendimento

O contato com a Energisa pode ser pelo aplicativo Energisa On, redes sociais (Facebook ou Twitter), site www.energisa.com.br,  WhatsApp 63 9222-6664 ou 0800 721 3330.

Fonte – Assessoria Energisa Tocantins

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim - @MajuCotrim
majucotrim@gazetadocerrado.com.br

Diretor Geral (CEO): Marco Aurélio Jacob - @MarcoJacobBrasil
marcojacob@gazetadocerrado.com.br

Presidente do Conselho Deliberativo: Stênio Jacob

Expediente

Sub Editor: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Colaborador: Fagner Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Contabilidade: Júnior Goes

Juridico: Jacqueline Paiva

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
portal@gazetadocerrado.com.br

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 984-571-004
comercial@gazetadocerrado.com.br

Institucional (63) 981-159-796 (Marco Aurélio)
marcojacob@gazetadocerrado.com.br