O Boletim da Sala de Situação da Defesa Civil Municipal de Palmas desta sexta-feira, 06, prevê muita chuva para os próximos dias. Conforme o boletim, a probabilidade é de 80 a 90% de chuva no final de semana, segunda e terça-feira próximas. Nesta sexta-feira, 06, a Capital registrou uma manhã chuvosa e a precipitação deve alcançar 15 milímetros. A umidade relativa do ar está em nível bom, variando entre 44% e 92% e temperaturas entre 24° C e 31°C. Os ventos não devem ultrapassar os 10 Km/h.
A previsão do tempo é de que se mantenha o clima suscetível a chuvas para os próximos dias. Para o sábado, 07, há 90% de chances de chuva com volume estimado em 15 milímetros com temperatura variando entre 24°C e 31°C.
O agente da Defesa Civil Municipal, Bruno Maciel, ressalta que a quantidade de chuva ultrapassou o esperado do mês de abril, que era de 100 milímetros. “Até ontem já ultrapassou 17mm do previsto. E é que ainda não foi fechada a quantidade de chuva que caiu nesta sexta-feira, que tinha previsão de 15mm”, disse.
No domingo, 08, a previsão é 80% de chances de chuva estimada em cinco milímetros, com temperaturas variando entre 23°C e 31°C. Também há chances de chuva na segunda-feira, 09, quando a probabilidade é de 80% de chuva, cujo volume esperado é de quatro milímetros e temperaturas variando entre 23°C e 31°C.
Para todo o fim de semana a previsão é de que os ventos variem entre 13 e 15 km/h com umidade relativa do ar entre 43% e 95%. O acumulado de abril, até esta sexta-feira, 06, é de 117,6 milímetros. No mês de março a precipitação acumulada foi 162,6 milímetros.
Descargas elétricas
O boletim traz ainda um alerta para a ocorrência de raios e recomendações em caso de enchentes. No caso de possíveis enchentes, algumas das recomendações são de jamais enfrentar a água, permanecer abrigado e calçado e se manter longe de cabos elétricos caídos.
Com relação aos raios, cuja incidência em todo o Estado é grande, as recomendações são de buscar abrigo dentro de edificações, não permanecer em áreas descampadas, especialmente, próximo a árvores isoladas; em pontos de veraneio, ficar fora da água; permanecer dentro do carro, caso esteja dirigindo; usar telefone somente em caso de emergência e não operar maquinários ou equipamentos energizados durante a tempestade.
O boletim foi elaborado com base em dados baseados no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da empresa Climatempo e do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos do Tocantins.