Um alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para todo o Tocantins nesta quarta-feira (7). A previsão é de chuvas intensas com ventos de até 60 km/h. Há risco de queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso segue até quinta-feira (8).
Chuvas intensas já foram registradas em Palmas durante a tarde e noite desta terça-feira (6). As estações meteorológicas marcaram em torno de 95 mm durante todo o dia. Esse volume de água representa 40% do esperado para todo o mês de novembro, segundo o meteorologista Luiz Cabral.
O alerta emitido pelo Inmet também recomenda cuidado com descargas elétricas. O Tocantins, inclusive, é um dos estados com densidade de descargas atmosféricas do país. Na semana passada, pai e filho foram atingidos pela descarga de um raio no momento em que filmavam uma tempestade no distrito de Taquaruçu.
Para evitar esse tipo de acidente, a recomendação e procurar locais que ofereçam abrigo contra a chuva e evitar utilizar equipamentos eletrônicos. Também é recomendado evitar áreas de alagamento e acionar a Defesa Civil em sinal de danos estruturais em imóveis.
Veja recomendações do Corpo de Bombeiros:
- Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas como celeiros, tendas ou barracos
- Evite estruturas altas tais como torres de linhas telefônicas e de energia elétrica
- Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos
- Não fique no alto de morros ou no topo de prédios
- Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos
- Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas
- Evite veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas
- Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica
- Antes de saltar do veículo verifique se há algum cabo ou fio elétrico, solto, próximo ao veículo
- Evite o contato com qualquer objeto metálico próximo ao veículo
- Evite falar ao telefone
- Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas
Fonte: G1 Tocantins