Mapa mostra o Tocantins sobre dois alertas de baixa umidade – Foto – Inmet

Equipe Gazeta do Cerrado

A segunda-feira, 11, do tocantinense começa sob um forte calor e com a umidade baixíssima em todas as regiões do Estado. A tendência é que os termômetros marquem os 38º de Norte a Sul do Tocantins.

Nesta segunda-feira o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dois alertas – amarelo e laranja – para a baixa umidade relativa do ar, que pode atingir os 12%, principalmente nas regiões central, sudeste e sul tocantinense.

Pra se ter uma ideia do quanto o índice esta muito abaixo do esperado no Tocantins, cidades do deserto do Saara na África, um dos locais mais quentes do mundo, registram entre 16% e 20%.

O nível da umidade fica também abaixo até o deserto do Atacama no Chile, que registra em grande parte do ano, entre 13% e 15%.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice de umidade relativa do ar deve ficar em pelo menos 60%, para que não haja problemas maiores. O índice abaixo dos 8% é considerado gravíssimo e traz sérios riscos.

Ainda conforme o INMET, os alertas começam entre 11h30 e seguem até às 19h. Nesse período é importante se hidratar com água e sucos naturais, não praticar atividades físicas nas horas mais quentes do dia, se alimentar bem e evitar exposição ao sol, caso não tenha como, fazer o uso de protetor solar.

O Instituto não prevê chuvas para o Estado nesta segunda-feira.

Em casos de incêndios florestais o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199) devem ser acionados.