O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares e busca assegurar a inclusão e acessibilidade para deficientes visuais

 

Projeto aprovado será encaminhado para sanção do Governador Wanderlei Barbosa – Foto: Lourenço Bonifácio

 

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou na sessão desta quarta-feira,23, Projeto de Lei de autoria da deputada Claudia Lelis (PV), que dispõe sobre a obrigatoriedade da identificação das portas dos gabinetes e salas de repartições públicas e privadas em linguagem braille. Esta medida tem como objetivo assegurar a inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência visual no estado.

 

Com a implementação desta Lei, o Tocantins dá mais um passo significativo na construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva, onde todas as pessoas, independentemente de suas condições, têm acesso igualitário aos espaços e serviços. Segundo a deputada Cláudia Lelis, “é inadmissível que em pleno século XXI deficientes visuais tenham que enfrentar barreiras que impedem o pleno exercício dos seus direitos. Com esta Lei, garantimos mais autonomia e dignidade a essas pessoas.”

 

A identificação em braille é uma ferramenta fundamental para que os deficientes visuais possam se locomover com independência, assegurando que eles identifiquem corretamente os locais em que precisam ir, seja em ambientes públicos ou privados. A legislação aprovada agora segue para a sanção do governador do Tocantins, consolidando mais uma vitória para a inclusão social no estado.

 

Além de beneficiar diretamente os deficientes visuais, esta Lei reforça a importância de políticas públicas que visem o bem-estar de todos os cidadãos, promovendo a igualdade e o respeito às diferenças.

 

Lei

 

O PL aprovado determina que todas as portas dos gabinetes e salas das repartições públicas e privadas, no âmbito do Estado do Tocantins, serão identificadas por meio de placas contendo textos confeccionados em linguagem braille, de forma a permitir acessibilidade aos deficientes visuais. As placas de que trata este artigo conterão a identificação de cada setor, e serão instaladas em altura que permita o manuseio pelos deficientes visuais.

 

Acesse o Projeto neste link:

 

https://sapl.al.to.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2024/9684/_gdcl2024_pl_identificacao_portas_braille.docx_2.pdf