Maju Cotrim
Faltam cerca de 20 dias para os prefeitos que encerram os mandatos este ano entregarem as gestões. Alguns fazem inaugurações e as últimas ações para consolidarem seus legados.
O Tocantins tem vários gestores que encerrarão mandatos que são cotados para a disputa em 2026 e que além disso deixam as administrações com alta popularidade.
O primeiro deles é o próprio presidente da ATM, Diogo Borges que deixa Talismã com muitas transformações e é cotado para disputar uma vaga na assembleia pela região sul do Estado. Além de ser a revelação do movimento municipalista, Diogo conseguiu emplacar uma gestão inovadora mudando a cara da cidade desde a entrada e fazendo investimentos históricos.
No Bico, o prefeito Professor Adriano, único reeleito na história da cidade, é considerado um dos melhores da região e elegeu a sucessora como a mulher mais votada dentre os municípios este ano. A cidade agora é outra após seus oito anos e ele é cotado para disputar também uma das 24 vagas na Assembleia Legislativa.
Gestores como o de Novo Alegre, Fernando, que entregou uma adutora este final de semana com recursos destinados pelo senador Eduardo Gomes, além do vizinho dele, César Ferreira de Lavandeira também são vistos como gestores que podem ter um futuro político viável em 2026.
No jalapão, o prefeito Pastor João que também encerra mandato este mês é cotado para voos maiores e já até ganhou convite do senador Eduardo Gomes para cuidar do escritório do gabinete dele na região.
Além destes citados, outros prefeitos em fim de mandato após 8 anos são sempre comentados para novas possibilidades.
A Assembleia, por exemplo, tem vários ex prefeitos que conseguiram se eleger como Jair Farias, Nilton Franco e Luciano Oliveira.