Texto Nielcem Fernandes

Uma suposta imagem do café da manhã da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Anísio Spinola Teixeira, localizada no Setor Bertaville. , polemizou as rede sociais nesta sexta-feira. De acordo com o perfil de uma pagina de rede social, a foto foi enviada por um dos seus seguidores como forma de denunciar a suposta alimentação inadequada ofertada aos alunos da Escola de Tempo Integral da capital diariamente.


A secretária Executiva de Educação, Germana Pires Coriolano rebateu a postagem e argumentou que a realidade nas ETI´s da capital é outra “A Secretaria de Educação tem uma equipe de técnicos, nutricionistas que acompanha a merenda nas 74 Unidades de Ensino. Absurdo esse post. MENTIRA!!!!!Acompanhamos a merenda, todos os dias temos refeições diferenciadas, Projeto Roça na Escola, com horta onde as crianças têm acesso a alimentos orgânicos. Temos relatórios de aceitação da merenda e etc. Absurdo tentarem denegrir a imagem do Prefeito dessa forma…”, disse  e ainda postou uma foto, que segundo ela é do cardápio do almoço na ETI denunciada:

Já o presidente da Associação de Moradores do Bertaville, que enviou a foto, também comentou o post e esclareceu: “Então, ontem no dia 31 de agosto de 2017 foi servido esse café da manhã aí, cujo eu fotografei e postei nos grupos de moradores(…) Estou á disposição para provar! Estou cansado de procurar a câmara com seus 19 vereadores, que ganham muito bem, e eles não fazem nada! O papel de fiscalizar é deles! E se fizerem vão encontrar muitas coisas. Então, ano passado fiz denuncia no MP, na SEMED e outros órgãos e nenhuma atitude fora tomada”, alegou.

Vários usuários da rede social politizaram a discussão. Uns saíram em defesa do município: “Acho que a página poderia investigar antes de sair postando besteiras. Ir verificar in loco se realmente é isso.. porque vamos combinar, menino nunca esta satisfeito com nada, e para mandar uma foto dessa com esse texto, é muito fácil”, disse uma internauta.

Outros usuários culparam a gestão municipal pela má qualidade da alimentação que é servida aos alunos:  “Esse é o prefeito que todo mundo elogia, mais não conhece o dia a dia dos filhos nas escolas, ele engana toda a comunidade com cardápio de nutricionistas mais serve farinha com sal para as crianças, lobo com pele de cordeiro, a educação prestes a entrar de greve por falta de sensibilidade desse prefeito”, acusou outra internauta.

Uma nutricionista também deixou seu recado na discussão: “ Sou nutricionista na atenção básica e atendo justamente o território ao qual essa escola pertence, muitos pacientes que estudam lá já reclamaram dos lanches e almoço. Não podemos culpar o prefeito uma vez que a verba para compra da alimentação escolar é descentralizada, cada escola recebe o dinheiro da prefeitura e a contrapartida do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em sua própria conta bancária e é responsável pela compra dos insumos alimentícios. Apesar de a secretaria de educação contar com nutricionistas que calculam os cardápios direitinho e enviam pras escolas, nem todos seguem, e por possuir o dinheiro e direito de compra acabam fugindo um pouco do que deveria ser. Aqui mesmo em Palmas existem outras escolas municipais que são super elogiadas pelas refeições que servem. Não to defendendo ninguém, mas é necessário conhecer o sistema antes de achar os “culpados”, disse.