A equipe do Centro de Ensino Médio Tiradentes, em Palmas, comemora o resultado da VIII Mostra Científica, realizada no sábado, 24. Os alunos apresentaram trabalhos nas temáticas horta sustentável, consumo e produção sustentáveis, energia sustentável, estado emocional dos jovens e prevenção do suicídio, transtornos emocionais presentes nos jovens do século XXI e ciências para a redução das desigualdades sociais.

A professora Juliana Kern, de ciências, esclareceu que, neste ano, a escola trabalhou com os alunos o cotidiano de uma pessoa que tem dificuldades de locomoção e os empecilhos que ela encontra pelo caminho. Outro tema de discussões e de exposição foi o Programa Hiperdia, que consta no cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A aprendizagem vai além dos conteúdos de sala de aula, ajuda na formação de jovens cidadãos preocupados com o próximo e com o meio ambiente. Promover uma mostra científica dá oportunidade aos alunos de terem contato com a iniciação científica e muitos dos trabalhos apresentados terão continuidade no ano que vem”, contou a professora Juliana.

Divulgação

“A mostra científica contribuiu significativamente para o desenvolvimento pessoal e acadêmico do aluno, uma vez que ajudou na oratória e na administração das emoções durante as apresentações e serviu para ampliar o trabalho em grupo”, ressaltou a estudante Vitória Aires Matos.

“Projetos como esse demandam tempo, responsabilidade, criatividade e cooperação entre a turma para que se obtenha um bom resultado. Também contribui para formar um aluno mais sociável e capaz de lidar com a pressão de forma tranquila”, comentou a aluna Ana Caroline Martins Leal.

“A importância de uma mostra científica vai muito além de elaborar e apresentar um projeto, requer diversas funções que acrescentam experiências para a nossa vida dentro e fora da escola. Esse trabalho também traz temas que não são vistos no cotidiano de estudos, mas que precisam de maior visibilidade”, frisaram as estudantes Mariana Aires e Juliana Moraes.

A diretora do CEM Tiradentes Walkíria Urcino Rocha destacou a importância pedagógica da mostra. “O aluno pesquisou, teve a oportunidade de fazer, de buscar comprovação para obter soluções para os problemas propostos. Destaco a participação da família e dos parceiros, que sempre estão apoiando as ações e projetos realizados na escola”, esclareceu.

Na ocasião, a escola arrecadou quase uma tonelada de alimentos que serão destinados a familiares carentes.

 

 

Fonte: Seduc