Foto –  Igor Rosa/TV Anhanguera

Lucas Eurilio

O alto índice de assassinatos no Tocantins tem deixado a população amedrontada, com sensação de insegurança e em alerta.

Nesta quarta-feira, 17, um levantamento da Gazeta do Cerrado revela que só em 2022 foram 253. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO) e mostram ainda que os assassinatos foram cometidos entre 1º de janeiro até 16 de agosto.

Pra se ter uma ideia, esse número é maior do que os homicídios cometidos em 2021, quando foram registrados 216.

Um dos mais tristes e que ganhou repercussão foi o do senhor Luis Barreira, de 62 anos. Ele foi morto com vários golpes pedrada na cabeça após responder ao criminoso que não sabia onde vendia cachaça.

O crime aconteceu em Miracema do Tocantins, nesta segunda-feira, 15, próximo de uma pizzaria e o suspeito de assassinar o idoso foi preso nesta terça-feira, 16. 

A brutalidade com que a vítima foi morta chocou os moradores da cidade, já que seu Luis era conhecido por ser muito trabalhador.

Professores da Apae fizeram uma vaquinha para arrecadar dinheiro e a família de seu Luis poder arcar com as despesas do velório.

Em Palmas, um tiroteio acabou em morte no Balneário Lajeiro, no distrito de Taquaruçu, no último domingo, 14. Outras três pessoas ficaram feridas e tiveram de ser levadas para o hospital.

Foto – Igor Rosa/TV Anhanguera

No momento em que atendia a ocorrência em Taquaruçu, a Polícia Militar foi acionada para outra, só que no setor Taquari, onde um homem foi morto com tiros na cabeça na porta da própria casa.

Ainda em Palmas, no último dia 6 de agosto o segurança Warlen Ferreira Dodo, de 39 anos, foi morto a tiros após reagir a um assalto na região sul da capital.

Foto – Divulgação

Sua namorada, uma mulher de 27 anos que não teve a identidade revelada na época conseguiu correr e fugir para um matagal.

O corpo de um homem também foi encontrado numa região serrana, em Sítio Novo, norte do Estado, no dia 7 . A vítima tinha 38 anos e levou vários tiros. Testemunhas contaram que ouviram gritos e depois os tiros.  Não se sabe o que motivou o crime.

Foto – Divulgação

No sul do Tocantins,  em Formoso do Araguaia, um homem de 48 anos foi assassinado a tiros enquanto estava na porta de casa no dia 8 de agosto.

Ele foi morto no setor Aliança e chegou a ser atendido, mas morreu a caminho de uma unidade hospitalar. 

Locais onde mais aconteceram homicídios

Conforme o levantamento feito por nossa equipe, a maioria dos assassinatos foram cometidos em Palmas (51), Araguaína (30), Gurupi (14), Miracema do Tocantins (14), Porto Nacional (14).

Veja aqui número por cidades.

Leia também

Professores da APAE fazem vaquinha para ajudar servidora com despesas de velório do marido morto a pedradas | Gazeta do Cerrado

Suspeito de assassinar idoso a pedradas em Miracema é preso após denúncias anônimas | Gazeta do Cerrado