Após realizar o simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), oportunizando aos estudantes da rede estadual testarem seus conhecimentos nas quatro áreas do conhecimento (Linguagens, códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias), a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) promove nesta quinta,29, um simulado de redação visando preparar os candidatos para a prova oficial do Enem que acontece no mês de novembro.

De acordo com a gerente do ensino médio da Seduc, Maristélia Alves Santos, o simulado de redação seria realizado no dia 30, mas foi antecipado em razão do pleito eleitoral deste ano. “Muitas escolas foram solicitadas pela Justiça Eleitoral para as eleições e as escolas ficam cedidas desde a sexta-feira, o que inviabiliza a realização da prova no dia 30”, elucida.

Segundo a titular da Seduc, professora Wanessa Sechim, antes da aplicação do simulado de redação, as escolas estaduais fizeram um trabalho intenso abordando as temáticas atuais e a estrutura da redação dissertativo-argumentativa em prosa. “A intenção dessas atividades e do simulado é exercitar a argumentação-dissertação com os alunos para que eles estejam preparados para o exame, que é o mais importante acesso ao ensino superior. Para dar suporte ao professor, também disponibilizamos para as unidades de ensino um material pedagógico específico produzido pela equipe de Currículo da Seduc seguindo a proposta do Manual de Redação do Enem”, frisa.

Conforme a secretária, as atividades relativas à preparação para a redação do Enem ainda serão estendidas até a segunda quinzena de outubro em todas as escolas estaduais que ofertam o ensino médio.

Aplicação do simulado de redação

 O simulado será aplicado segundo as orientações do Manual de Redação do Enem, inclusive o tempo para a produção do texto, que é de uma hora. Durante a realização da prova, o estudante não poderá realizar qualquer espécie de consulta ou comunicação com outros participantes, nem portar lápis, lapiseira, borrachas, relógio, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos, inclusive controle de chaves de carro, portões, dentre outros.

Fonte: Ascom Seduc