Uma muda de árvore é muito mais que uma planta. É uma promessa para um futuro melhor. É educação ambiental. Essa ideia sustentável deu início ao plantio de árvores nativas na área verde da Escola Estadual Liberdade no Aureny 3, que iniciou na última nesta terça-feira (17), com a participação dos alunos “A árvore nos faz viver e me lembra a minha infância”, disse o estudante Samuel dos Santos que fez o primeiro plantio com os professores Anderson Fonseca, Alaim Andrade, Zilma e Mara Letícia, também acompanhado das alunas Layane, Érica e outros.

Para o Diretor Aurélio Brito, ver o plantio de mais árvores é o início de um desafio sustentável. “Acontecer o plantio de árvores na escola com a participação dos alunos, é ver a educação ambiental na prática, esse projeto Palmas Mais Verde veio em um momento importante para que os jovens entendam e multipliquem a importância das árvores”, comemorou. ‘Palmas Mais Verde’
 
O Programa ‘Palmas Mais Verde’ tem a finalidade de estabelecer parcerias entre a Prefeitura Municipal de Palmas, por intermédio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA). O trabalho foi orientado pelo Marcelo Grison, Diretor de Gestão Ambiental da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas que observou as necessidades específicas da região, levando em consideração o tipo de atividade realizada no local, área de lazer, preservação ambiental, dentre outros.

‘MudaClima’
 
O ‘MudaClima’ tem entre seus objetivos reforçar a adesão de Palmas à meta 13 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que trata do Combate às Alterações Climáticas.
 
A meta do Programa é plantar 30 mil mudas de árvores para ampliação de áreas arborizadas na Capital e recuperação de áreas degradadas. O ‘MudaClima’ também pretende  dar continuidade a ações anteriores do Município, que tinham o objetivo de ampliar a presença de árvores, com plantios realizados em canteiros e áreas verde.
 
O programa está executando a arborização de áreas e equipamentos públicos de uma mesma região, incluindo avenidas, áreas públicas e arredores de equipamentos públicos, quadras vizinhas, incluindo, assim praças, escolas, postos de saúde e outros espaços vizinhos às avenidas e áreas que serão atendidas pelo programa.