Os alunos da ETI Luiz Nunes, em Buritirana, estão produzindo o curta “A Lenda do Urso Mal Assombrado de Raposa Serra do Sol”, para concorrer em festivais de audiovisual. A produção é parte do projeto “Eu Faço Cine na Escola”, um trabalho com práticas de audiovisual, desenvolvido em escolas do campo da rede municipal de ensino de Palmas.

De acordo com o professor Ademir Bandeira, o curta é um roteiro que surgiu em sala de aula com alunos e está em fase de gravação. “É uma lenda urbana que foi criada em sala de aula e a história foi adaptada para o curta”, esclareceu.

Os alunos pretendem fazer inscrição do curta “A Lenda do Urso Mal Assombrado de Raposa Serra do Sol”, nos festivais de cinema e apresentar o projeto em congressos voltados para produção de cinema estudantil. “A ideia do trabalho também é motivar os alunos para produção textual, e o audiovisual vem dando esse suporte transformando esse texto em histórias como ferramenta pedagógica”, declara o professor.

“Eu Faço Cine na Escola”

O projeto “Eu Faço Cine na Escola” é um trabalho com práticas de audiovisual, desenvolvido com 148 alunos da ETI Sueli Reche, em Taquaruçu e 151 alunos da ETI Luiz Nunes, em Buritirana.

De acordo com o professor orientador e idealizador do projeto, Ademir Bandeira, a ideia do projeto nasceu há três anos, quando ele trabalhava com a disciplina de produção e pesquisa textual e percebeu que os alunos tinham muita dificuldade com a escrita e leitura. “Era preciso motivação e usamos o audiovisual como suporte”, explica o professor contando ainda que com o passar do tempo o projeto foi crescendo. “Avançamos com a produção de reportagens e filmagens nas coberturas de eventos nas escolas, a partir daí, os alunos começaram a escrever roteiros e planejar reportagens”, conta.

A aluna Maiely Kemily Sousa Felix, uma das integrantes do “Eu Faço Cine na Escola” revela o que mais marcou no audiovisual. “Foi minha primeira reportagem, porque muitas pessoas viram e eu recebi um retorno depois do vídeo viralizar. Eu consegui transmitir uma informação para as pessoas, então isso é sensacional”.

Já a estudante Maria Clara Carmélio Gonçalves, confessa que tem evoluído com o aprendizado. “Aprendi a me expressar e a escrever melhor, para mim tem sido uma das melhores experiências da minha jornada escolar”.

Festival de Cinema Estudantil

A primeira produção de curta produzida pelo projeto “Eu Faço Cine na Escola” foi: “Meninos da Serra”, sobre o dia a dia dos alunos da região de Taquaruçu, que foi vencedor na Categoria Melhor Imagem, no Festival de Cinema Estudantil de Palmas – Você na Tela, promovido pela Prefeitura de Palmas por meio da Fundação Cultural.

Após essa conquista foi produzido o “Mundo de Jéssica”, que foi apresentado junto com o projeto “Eu Faço Cine na Escola”, no Rio Grande do Sul, durante o II Congresso Brasileiro de Vídeos Estudantil em 2017. “A produção de vídeo proporciona aos alunos um novo olhar sobre o conteúdo de sala de aula e escrever deixa de ser bicho de sete cabeças e passa ser algo prazeroso. Não se produz conteúdo audiovisual sem antes escrever sobre ele”, declara o educador e idealizador do projeto de audiovisual, Ademir Bandeira.

O projeto está nas redes sociais, nos seguintes endereços:

https://www.youtube.com/channel/UCR02H3kRwZHqgs54Tp2ke_w/videos

http://eufacocinenaescola.blogspot.com/

https://www.facebook.com.br/eufacocinenaescola