Estudantes do 2º ano do ensino médio de cinco escolas de Palmas poderão avaliar a merenda escolar por meio de um aplicativo. Os alunos podem baixar a plataforma nos próprios celulares e vão acompanhar e avaliar diariamente, durante três semanas, todas as refeições servidas. Eles recebem a capacitação ao longo desta semana e a partir da próxima segunda-feira, 30, começarão as avaliações. A plataforma é desenvolvida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Segundo a Controladoria-Geral da União no Tocantins, idealizadora do Projeto Monitorando a Merenda, ação visa avaliar a efetividade da merenda escolar, por meio da participação ativa dos alunos beneficiários do programa.
As escolas que compõem a amostra nesse projeto piloto foram escolhidas levando em consideração a vulnerabilidade social.
Conforme os desenvolvedores do aplicativo, se trata de “uma plataforma de monitoramento desenhada para ajudar comunidades, indivíduos e organizações da sociedade civil a monitorar compromissos do poder público e, desta forma, demandar uma maior responsabilidade cívica dos gestores e políticos”.
Após a reunião das informações, a CGU fará o tratamento dos dados e gerar um relatório que será encaminhado à Secretaria Estadual de Educação, FNDE e ao Conselho Estadual de Alimentação Escolar para definir as melhorias que serão implantadas.