“A memória é a consciência inserida no tempo”, já dizia o poeta Fernando Pessoa. E para reviver a memória e a história da cidade de Lavandeira, localizada a 493 km de Palmas, alunos e professores do Colégio Estadual Lavandeira promoveram uma oficina e exposição com objetos utilizados por diversas gerações. A ação faz parte das etapas da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, que traz o tema “O lugar onde vivo”.

A professora Jullyane Prado Amaral da Silva Castro, de língua portuguesa, explicou que a escola está promovendo as oficinas sobre Memórias Literárias, uma das categorias da Olimpíada de Língua Portuguesa. “Mobilizamos os alunos que estão participando, do 6º e 7º ano do ensino fundamental, e eles colheram objetos com suas famílias e como o projeto tomou uma dimensão grande, promovemos a exposição nos corredores da escola, para que outros estudantes também tivessem acesso a esse conhecimento”, esclareceu.

Os alunos levaram para a escola objetos como o ferro de passar a brasa, bules, rádios, lamparinas, pilão de arroz, máquinas de escrever, vitrolas, entre outros. “Alguns alunos não conheciam uma máquina de escrever, e cada objeto carrega consigo uma história”, frisou a professora Jullyane.

Além dessa atividade, os estudantes convidaram pessoas da comunidade para contar suas histórias e suas memórias. “Dessa forma, os alunos conhecem a história de sua própria cidade e adquirem novos conhecimentos”, afirmou.

O trabalho com o tema Memórias Literárias está sendo desenvolvido por Jullyane e pela professora Vânia Cláudia. A partir desta semana, os alunos começam a escrever seus textos, que serão revisados, e depois passarão por um processo de seleção dentro da escola.

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A estudante Ana Vitória Ferreira Serafim, 12 anos, contou que entrevistou a senhora Filomena, uma moradora da cidade. “Gostei muito desse trabalho, e o que mais impressionou são as histórias contadas e vivenciadas por cada um. A dona Filomena contou que na época que o seu filho era criança, sua casa caiu, o filho não morreu porque ele ficou dentro de um tambor. Na época, os moradores se reuniram e construíram uma nova casa para ela”, contou.

Elza de Fátima Souza, assessora de Currículo de Língua Portuguesa da Diretoria Regional de Educação de Arraias, promoveu uma formação com todos os professores da Regional inscritos na olimpíada.  “O trabalho foi de articular, motivar e repassar informações para todos os professores inscritos nos cinco gêneros da olimpíada. Agora, faço acompanhamento no site em relação às inscrições e sobre o desenvolvimento da sequência didática nas escolas”, informou.

A coordenadora estadual da Olimpíada, Roseli Bitzcof de Moura, esclareceu que os conteúdos que estão sendo abordados para os estudos dos participantes da olimpíada são conteúdos norteados pela Base Nacional Curricular (BNCC) e pelos documentos curriculares do Tocantins. “Neste ano, estamos presenciando uma grande mobilização nas escolas e mais empolgação das equipes participantes”, frisou.

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Semifinalista em 2016

Esses projetos de leituras sociais e produção de textos levou a professora Jullyane para a fase semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa, em 2016. “Viajei para Fortaleza, participamos de uma formação e adquirimos mais experiência para trabalhar com os alunos a produção de textos”, ressaltou.

A olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa selecionará os trabalhos de alunos conforme as categorias, sendo Poema para alunos do 5º ano do ensino fundamental; Memórias Literárias para os estudantes do 6º ao 7º anos; Crônica para o 8º e 9º ano; Documentário para estudantes da 1ª e 2ª série do ensino médio e Artigo de Opinião para os alunos da 3ª série do ensino médio.

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Fonte: Ascom Seduc

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