Foto – Divulgação PMTO

Durante o período de 15 a 28 de março, alunos e servidores do Colégio Militar Jacy Alves de Barros, em Arraias -Tocantins, participaram do projeto “Do saber ao prazer de ler”. O propósito do projeto é levar a boa literatura a todos, incluindo os que não têm domínio do código escrito e os que não encontram tempo para ler.  A ação ganhou uma configuração especial, visto que no 9º ano há um aluno/leitor que possui baixa visão.

A obra indicada como leitura obrigatória para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental foi “Onde fica o Ateneu”, de Ivan Jaf, que foi transformada em áudio-book. Assim, o intuito principal desta ação, é sobretudo, criar uma rede solidária de leitores que darão voz às letras para que a leitura esteja ao alcance de todos, mude a realidade ao nosso redor, abrindo novas perspectivas, ideais e sonhos.

Para Karen Martins, aluna do 8º ano, a experiência de ouvir o livro em áudio despertou sua atenção, pois foi mais atrativo ouvir a história. A também aluna, Ester Gomes, salientou que ouvir áudio books permite que, de forma dinâmica, ela “leia” enquanto cuida de outros afazeres.

O aluno/leitor do 9° ano, Éric Rodrigues, que possui baixa visão, enfatizou o quanto a experiência foi significativa para ele. “Gostei muito desse tipo de leitura, gostei muito de como a história se desenvolveu e eu gostaria de ler mais livros assim”, contou Éric.

A Diretora do Colégio Militar, Sargento PM Flávia Dayane Pereira da Silva, citou que a mobilização de alunos, coordenadores e professores na ação é um exemplo de solidariedade. E destaca que a literatura precisa contemplar a todos de forma igualitária.

No questionário, aplicado para avaliação e feedback, a comunidade escolar mostrou-se bastante receptiva ao projeto e todos, de forma unânime, afirmaram ter vontade de ler mais livros assim.

Foto – Divulgação PMTO

Fonte – Ascom PMTO